História
As origens deste carro remetem a 2000, quando foram apresentados os Bugattis EB 118, EB 218, EB 18/3 Chiron e o primeiro Bugatti Veyron, com o nome de EB 18/4, que significam Ettore Bugatti. O número inicial de cilindros era 18, porém, em 2001 foi apresentado o modelo com 16 cilindros, pois o modelo de 18 cilindros possuía um motor demasiadamente complexo.[2]Motor
Após terem sido definidos os cilindros que o motor do carro teria, houve uma grande preocupação em como alcançar 1.001cv de potência. Para isso, foram utilizados quatro turbocompressores e 10 radiadores (que no total levam 40 litros de água, enquanto um carro normal apenas tem um radiador com 6-8 litros), intercoolers de ar-líquido, além de a injeção de combustível ser direta. O resultado é: 1001 cv aos 6000 rpm, binário de 1.250 Nm aos 2200 até os 5500 rpm.O Bugatti Veyron conta com um motor de 16 cilindros, cuja origem remonta a Ettore Bugatti que combinou 2 motores em V de 8 cilindros em apenas um (motor em W), gerando uma grande potência. Essa potência é capaz de acelerar o carro de 0 a 100 km/h em 2,5 segundos e de 0 a 288 km/h em 14 segundos. O motor conta com quatro comandos de válvulas variáveis.
Aerodinâmica
Com bastante tecnologia,[vago] ele também tem uma boa aerodinâmica. Para manter uma boa sustentação sem perder coeficiente aerodinâmico, o Bugatti Veyron contém três tipos de rodagem. Neles o vão livre de rodagem e seu aerofólio são modificados o suficiente para essa máquina ganhar o prêmio de melhor estabilidade do mundo.- No primeiro modo, seu aerofólio está retraído e o carro está a 124 mm da pista.
- No segundo modo, aos 220 km/h, o carro baixa para 78 mm na frente e 94 mm na traseira. Pequenos defletores na frente se abrem e seu espoiler sobe 30 cm, num ângulo de seis graus. Este modo permite chegar aos 370 km/h.
Bugatti Veyron Grand Sport
Versão targa do Bugatti Veyron. Com sua capota de policarbonato fechada ele chega a 408 km/h. Se ela estiver aberta vai "somente" aos 330 km/h. Tem o mesmo motor, só que devido aos reforços estruturais, ele ganhou 80 quilos a mais.| Bugatti EB 16-4 Veyron | |
|---|---|
| Construtor | Bugatti e Volkswagen Group |
| Produção | 2005 - presente |
| Classe | Super esportivo |
| Tipo de Carroçaria | estrutura tubular, Fibra de carbono (mono coque e as barras atreladas) |
| Informações Técnicas | |
| Motor | central, W16, 64 válvulas, quadriturbo |
| Caixa de velocidades | 7 marchas (DSG) |
| Distância entre os eixos | 2,65 m |
| Comprimento (mm) | 4,38 m |
| Largura (mm) | 1,99 m |
| Altura (mm) | 1,21 m |
| Peso bruto (kg) | 1950kg |
| Consumo | 2 km/l |
| Velocidade máxima | 437 limitada a 408 km/h por segurança |
| Depósito (l) | 115 |
| Outros modelos | |
| Modelos relacionados | CCX, Ultimate |
| Modelos similares | Lamborghini Reventon |
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