Pesquisar este blog

domingo, 18 de setembro de 2011

Volkswagen planeja nova fábrica no País

Volkswagen planeja nova fábrica no País

Investimento para expansão da produção nacional seria de cerca de R$ 1 bilhão; unidade deve produzir o substituto do Gol geração 4


Milene Rios - O Estado de S.Paulo
ENVIADA ESPECIAL
FRANKFURT
Apresentação. Um dos modelos que poderá ser produzido no Brasil é o compacto Up! - Kai Pfaffenbach/Reuters
Kai Pfaffenbach/Reuters
Apresentação. Um dos modelos que poderá ser produzido no Brasil é o compacto Up!
O presidente da Volkswagen no Brasil, Thomas Schmall, afirmou ontem, em entrevista a jornalistas brasileiros durante o primeiro dia de prévia do Salão do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha, que a marca avalia a possibilidade de dobrar a capacidade de uma de suas duas fábricas no Brasil ou construir uma nova unidade em território nacional para atender à expansão do mercado. Hoje, a montadora produz 3,6 mil carros por dia no País.
De acordo com Schmall, o investimento ficaria em aproximadamente R$ 1 bilhão e seis Estados são cogitados, entre eles o Paraná - que já abriga a unidade de São José dos Pinhais - e Pernambuco. A decisão levará em conta os incentivos oferecidos pelas unidades da federação. A nova unidade, disse o executivo, teria capacidade para produzir entre 600 e 700 carros por dia em um primeiro momento.
A nova planta viabilizaria a produção de um novo carro de entrada prometido pela marca até 2014 - possível sucessor da quarta geração do Gol (G4). "O segmento de entrada é o que vai crescer mais no Brasil", disse o executivo. "A previsão é que sejam vendidos 600 mil unidades do Gol (G5) em 2015", explicou.
Novo modelo. Schmall assume que é grande a chance de este veículo ser o Up!, compacto mundial que foi apresentado ao mercado na mostra alemã. No entanto, o presidente diz que há alguns entraves em relação à produção local do Up!, primeiro fruto de uma plataforma global que será usada em diversos modelos do Grupo Volkswagen.
Entre os itens que podem impedir que o automóvel caia no gosto do brasileiro estão o porta-malas pequeno, a autonomia e o fato de o carro levar apenas quatro pessoas. "Na Europa, o Up! será o segundo ou terceiro carro de uma família, enquanto no Brasil ele será o único para viajar e trabalhar", explicou o presidente. "Os brasileiros também gostam de um design mais alegre, mais vivo."
Questionado sobre a possibilidade de mudar o Up! para atender o gosto nacional, Schmall é categórico em afirmar que, caso o carro venha a ser escolhido para o País, ele será "bem parecido" com o modelo europeu.
O interior do carro de 3,54 metros é quase inteiro revestido de plástico em tom claro - incluindo o painel de porta interno -, com alguns detalhes em preto. Para acessar a fileira de trás, os bancos dianteiros correm para frente e o espaço para duas pessoas é satisfatório. O porta-malas é dividido em dois e leva 251 litros, enquanto o tanque tem capacidade para 35 litros de combustível.
PARA LEMBRAR
Volks investirá R$ 6 bi até 2014
O atual plano de investimentos de R$ 6,2 bilhões da Volkswagen, para o período de 2010 a 2014, é o maior já separado pela montadora para a operação nacional. Na época do anúncio, a companhia afirmou que 60% do dinheiro seria usado para o lançamento de novos produtos. Ontem, o executivo Thomas Schmall não especificou se o valor necessário para o aumento de produção estaria ou não inserido neste plano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário