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segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Ford Fiesta

O Ford Fiesta é um carro hatch de pequeno porte (supermini) fabricado pela Ford Motor Company no Brasil, Argentina, México, Venezuela, China, Índia, África do Sul e na Europa. O modelo é vendido mundialmente, incluindo Japão e Oceania, e foi vendido brevemente na América do Norte. Em 2010, em sua sexta geração (Mark VI), o Fiesta foi introduzido mundialmente, incluindo Brasil, Canadá e Estados Unidos — com isso o primeiro Fiesta a ser vendido na América do Norte desde 1980. Desde 1976, seu lançamento, vendeu 20 milhões de unidades. No Brasil recebeu uma pequena face-lift no começo de 2007. Deu origem à picape Ford Courier, em 1997. Forneceu sua plataforma para o Ford Ka (na geração MK4 do Fiesta), lançado no Brasil também em 1997. O perfil do consumidor do Ford Fiesta são pessoas solteiras ou casais jovens com crescimento econônimico recente com caracteristicas exigentes.

 

 

Mark 1 (1976–1983)

Mark 1
Ford Fiesta 1.jpg
Construtor Ford
Produção 1976-1983
Montagem Almussafes, Espanha
Dagenham, Reino Unido
Colônia, Saarlouis, Alemanha
Informações Técnicas
Motor Kent/Valencia:
957  cc (58.4 CID) 40/45 PS,
1117  cc (68.2 CID) 53 PS,
1298 cc (79.1 CID) 66 PS,
1597  cc (97.5 CID) 84 PS
Caixa de velocidades Ford IB4 manual de 4 velocidades
Distância entre os eixos 2,286 mm
Comprimento (mm) 3,565 mm
Largura (mm) 1,567 mm
Altura (mm) 1,360 mm
Outros modelos
Modelos similares Fiat 127, Austin Metro, Peugeot 104, Volkswagen Polo, Renault 5, Vauxhall Chevette
Apesar de não ter sido o primeiro veículo da Ford a ser tração dianteira (nos anos 1960 o Ford Taunus, produzido pela Ford da Alemanha, ganhou esse título), o Fiesta foi mundialmente reconhecido como o primeiro carro tração dianteira produzido pela Ford a fazer sucesso. As vendas na ilha britanica começaram em Janeiro de 1977, onde era disponível a partir de £1,856 na versão básica com motor de 950cc.
FOi apenas o segundo carro hatchback compacto a ser construído no Reino Unido até esse ponto, sendo lançado um ano após o Vauxhall Chevette, mas um ano antes do Chrysler Sunbeam e quatro anos antes do Austin Metro. O milhonésimo Fiesta foi produzido em 9 de Janeiro de 1979.
O carro era disponível na Europa equipado com um motor de 957 cilindradas (58 CID) 4 cilindros em linha (com opção de alta ou baixa compressão), os motores OHV a gasolina 1.1 e 1.3 eram disponibilizados nas versões de acabamento Base, Popular, L, GL (1978 em diante), Ghia, S e Van.
Nos Estados Unidos Em 1978 fora introduzido o Ford Fiesta no mercado americano. O Fiesta Mark I USDM (United States Destinated Market) era fabricado em COlonia, na Alemanha, mas tinha especificações bem diferente. A versão americana contava com os acabamentos Base, Decor, Sport e Ghia, sendo este último o de melhor acabamento. Durante os três anos que o Fiesta foi vendido nos EUA, os níveis de acabamento mudaram muito pouco. Todos os modelos americanos eram equipados com o motor Kent mais potente, 4 cilindros em linha 1.6L (1597cc; 97 CID), vinha com catalisador e bomba de ar para baixar as emissões, pára-choques com absorvedores de energia, luz de posição lateral, farois redondos e selados, melhora na dinâmica de ácidentes e integridade do sistema de combustível bem como ar condicionado como opcional (na Europa não era disponível). No mercado americano o Ford Escort substitui, em 1981, tanto o Ford Fiesta como o Ford Pinto.
Uma variação esportiva (1.3 Supersport) foi oferecida na Europa em 1980, para testar o mercado para o similar XR2 que forá introduzido um ano mais tarde, o qual era dotado de um motor 1.6L. Um acabamento em plástico preto foi adicionado ao exterior e ao interior. Os pequenos farois quadrados foram substituídos por farois redondos e maiores, o que resultou na eliminação do indicador de direção da frente, que passou para o paralama. Com um desempenho notavel, ia de 0–60 mph (0–97 km/h) em 9.3 segundos e alcaçava uma velocidade máxima de 105 mph (169 km/h), o "hot hatch" XR2 se tornou um carro popular e amado pelos "boy racers" durante os anos 1980.
Revisões pequenas foram feitas em toda a linha no fim de 1981, com pára-choques maiores (para se enquadrar nas novas normas de crashtests) e outras modificações menores em uma tentativa de manter o o visual do showroom até a chegada do Mark 2.
Em 1978, o Fiesta ultrapassou o Vauxhall Chevette, como o carro compacto mais vendido do Reino Unido, porém, em 1981 foi tirado do topo pelo Austin Metro, e ficou em segunda posição do ranking até o fim de 1982.

Mark 2 (1983–1989)

Mark 2
Nome(s)
alternativo(s)
Mazda 121
Mazda Soho
Construtor Ford
Produção 1983-1989
Informações Técnicas
Motor 1.3L Endura-E 60 cv
Caixa de velocidades Ford IB4 manual de 4 velocidades
Ford IB5 manual de 5 velocidades
CVT
Distância entre os eixos 2,286 mm
Comprimento (mm) 3,565 mm
Largura (mm) 1,567 mm
Altura (mm) 1,360 mm
Outros modelos
Modelos relacionados Ford Ka
Ford Courier
Modelos similares Rover Metro/100
Renault Super 5
Fiat Uno
Peugeot 205
Peugeot 106
Opel Corsa

Mark 3 (1989–1997)

Mark 3
The Mark III.
Nome(s)
alternativo(s)
Mazda 121
Mazda Soho
Construtor Ford
Produção 1989-1996
Informações Técnicas
Motor Gasolina:
Kent/HCS:
999 cc 45 HP,
1118 cc 50-55 HP,
1289 cc 60 HP;
CVH:
1392 cc 71-75 HP,
1596 cc 104 HP,
1596 cc Turbo 133 HP;
Zetec:
1598 cc 90 HP,
1796 cc 105-130 HP;
Diesel:
1753 cc 60 HP
Caixa de velocidades Ford IB4 manual de 4 velocidades
Ford IB5 manual de 5 velocidades
CVT
Distância entre os eixos 2446 mm
Comprimento (mm) 3800 mm
Largura (mm) 1631 mm
Altura (mm) 1321 mm
Peso bruto (kg) 890 kg-963 kg
Outros modelos
Modelos relacionados Ford Ka
Ford Courier
Modelos similares Rover Metro/100
Renault Super 5
Fiat Uno
Peugeot 205
Peugeot 106
Opel Corsa
A introdução do Ford Fiesta Mark 3, codenome BE-13, aumentou a popularidade dos Fiesta's, auxiliado em grande parte pela adoção da versão 5 portas. Esse modelo teve a maior tempo de produção do que qualquer outro Fiesta até hoje, e também alcançou as maiores vendas anuais do que qualquer Fiesta no começo dos anos 1990. A longevidade do carro significou que foi o Fiesta que passou por mais mudanças em sua vida. Por exemplo, o carro teve quatro diferentes versões padrão de direções diferentes (a direção do lançamento, que foi atualizada em 1992, 1994 e 1995). Teve também as mais variadas versões (Popular, Popular Plus, L, LX, Guia, 1.6S, XR2i, RS Turbo, RS1800, Fiesta, LA, DL, SX, Azura, Si, Classic, Classic Quartz, CLassic Cabaret). Uma van derivada do Fiesta, a Ford Courier, foi lançada em 1991.
Os motores injetados se tornaram disponíveis em 1991. Mudanças importantes foram introduzidas em 1994: Airbags na direção que se tornaram item de série, item esse que a Vauxhall só introduziu no Corsa apenas em Novembro de 2000. Melhorias da parte estrutural do carro visando maior segurança, assim como um novo imobilizador para as versões a gasolina.A gama de versões no Reino Unido foi simplificada para apenas: Fiesta, LX, Si (que ganhou novos pára-choques e bancos) e Guia. Novos retrovisores e novas rodas.

O começo da história "Fiesta" no Brasil

A terceira geração do Ford Fiesta é muito marcante para a história do carro no Brasil, pois foi o primeiro Fiesta a ser comercializado no país. Sendo lançado apenas em 1995(5 anos após seu lançamento na Europa), como modelo importado da Espanha, nas versões 3 e 5 portas, com motor Endura-E 1.3L, injeção eletrônica monoponto, módulo eletrônico EEC-IV, e um belo acabamento se comparado aos concorrentes da época, como Chevrolet Corsa GL 1.4 E.F.I., Fiat Uno CS 1.5 i.e., e Volkswagen Gol CLi 1.6.

Mark 4 projeto BE9 (1996–1999)

Mark 4
2000 Ford Fiesta Mark V.
Nome(s)
alternativo(s)
Mazda 121
Construtor Ford
Produção 1995–1999
Informações Técnicas
Motor 1.0L Endura-E
1.3L Endura-E
1.4L 16V Zetec-SE
1.0L Zetec RoCam
1.6L Zetec RoCam
Caixa de velocidades Ford IB5 manual de 5 velocidades
Comprimento (mm) 3830 mm
Largura (mm) 2450 mm
Altura (mm) 1420 mm
Outros modelos


Mark V projeto (2002–2006)

Mark 5
2000 Ford Fiesta Mark V.
Construtor Ford
Produção 1999–2006 (nos últimos 3 anos como Fiesta Street)
Informações Técnicas
Caixa de velocidades Ford IB5 manual de 5 velocidades
Comprimento (mm) 3830 mm
Largura (mm) 2450 mm
Altura (mm) 1420 mm
Outros modelos
Modelos similares Fiat Punto, Vauxhall/Opel Corsa, Peugeot 206, Volkswagen Polo

Mark VI (2002–2007)

Mark 6
Ford Fiesta Style.JPG
Construtor Ford
Produção 2002–2007
Informações Técnicas
Motor 1.0L Supercharger
1.0L gasolina
1.0L flex
1.6L flex
Caixa de velocidades Ford IB5 manual de 5 velocidades
Distância entre os eixos 2,486 mm
Comprimento (mm) 3930 mm
Largura (mm) 1903 mm
Altura (mm) 1497 mm
Peso bruto (kg) 1104 kg
Outros modelos
Modelos relacionados Ford Fusion
Ford Ecosport
Mazda 2
Modelos similares Citroën C3, Fiat Punto, Nissan Micra, Vauxhall/Opel Corsa, Peugeot 206, Volkswagen Polo, Hyundai Getz, Renault Clio II
Chegou na Europa e na América Latina em 2002, a segunda veio com uma frente diferente em 2006: a versão Sul-americana ganha uma frente totalmente nova. Em 2007 a Européia adota a antiga frente Sul-americana e uma nova lanterna traseira. Foi também chamado de Ford Fiesta Street.
Esta versão foi a primeira em que o Fiesta foi comercializado na Ásia e na Austrália.

Mark 7 (2007-)

Mark 7 (Verve)
Ford Fiesta VII front 20091011.jpg
Construtor Ford
Produção 2007–
Informações Técnicas
Motor 1.25L (Europa)
1.4L
1.6L Ti-VCT
1.4L TDCI
1.6L TDCI
Caixa de velocidades Ford IB5 manual de 5 velocidades
automatico de 4 velocidades
Distância entre os eixos 2,486 mm
Outros modelos
Modelos relacionados Ford Fusion
Ford Ecosport
Mazda 2
Modelos similares Citroën C3, Fiat Punto, Nissan Micra, Vauxhall/Opel Corsa, Peugeot 206, Volkswagen Polo, Hyundai Getz, Renault Clio II
A sexta geração do Ford Fiesta Mark VII foi mostrado em forma de conceito como o Ford Verve no Salão de Frankfurt em setembro de 2007, e é atualmente comercializado nos principais mercados europeus (Alemanha), bem como Grã-Bretanha, Japão, Austrália e Estados Unidos. Ele também compartilha sua plataforma com o Mazda 2. As vendas do Fiesta para o Brasil começaram em março de 2010 para o ano modelo 2011.

História

No Brasil

No Brasil o Ford Fiesta estreou em sua terceira geração (Mark 3), sendo lançado apenas em 1995(5 anos depois de ter sido lançado na Europa), como modelo importado da Espanha, nas versões 3 e 5 portas, com motor Endura-E 1.3L, injeção eletrônica monoponto, com módulo eletrônico EEC-IV, e um acabamento bom comparado aos concorrentes da época, como Chevrolet Corsa GL 1.4 E. F. I, Fiat Uno CS 1.5 i. e., e Volkswagen Gol CLi 1.6.
No ano seguinte, 1996, foi lançado o modelo já fabricado no Brasil, o Fiesta Mark 4, codenome do projeto BE-91, já em um design mais arredondado. Veio substituir o Escort Hobby. Não primava pela estética exterior, mas apresentava um excelente conjunto mecânico, suave e econômico, com as opções de motores Endura-E 1.0L EFI, 1.3L EFI e Zetec-SE 1.4 16V EFI, todos com injeção de combustível multiponto com módulo EEC-V. Destacava-se também pelo acabamento interno, com materiais de qualidade superior comparado à concorrência do seu segmento, entre os modelos nacionais. Era oferecido nas versões básica (Popular) e CLX, com opções de motor 1.0L 1.3L e 1.4L 16V, com variações de acabamento interior em cores cinza azulado ou bege. Em 1998 surge a série especial Class, derivada da versão Popular, oferecido no começo apenas com 3 portas e direção hidráulica de série, e, em todas as versões, o air bag passa a ser opcional, e o acabamento interno passa a ser diferenciado, com estilo mais jovial. Já em 1999 a produção do modelo 1.3L termina, dando lugar à versão 1.0 Class, que deixa de ser série especial, agora apenas com 5 portas.
Em 2000 sofre alteração leve no design, sendo chamado de Mark 5, apresentando um conjunto frontal mais agressivo e novos motores. Saem de linha os Endura-E e Zetec-SE para dar lugar aos novos Zetec RoCam 1.0L e 1.6L, mais potentes e mais econômicos [1]. As versões oferecidas passam a ser a GL (básica), GL Class (intermediária), ambas com motor 1.0L, e a GLX (mais luxuosa), com motor 1.6L. Ainda em 2000, é oferecida a série especial Sport, nas opções 1.0L e 1.6L, com acabamento interno e externo esportivo, em uma única cor: Vermelho sólida. Entre os diferenciais, destacavam-se o párachoques dianteiro idêntico à versão esportiva ST européia, aerofólio traseiro, e saias laterias e traseira, além de rodas de liga-leve aro 14" e interior com apliques na cor prata metálico no painel, e pedais e manopla de câmbio esportiva. Em 2001 chega a série básica Street, que passa mais tarde a ser produzida em larga escala, até 2005, e os indicadores de direção frontais (acoplados ao farol) e os repetidores laterais ovais, nos paralamas, passam a ser transparentes, quando antes eram na cor âmbar, além dos tecidos internos serem revistos.
Por fim, em 2003, chega a nova geração, Mark 6, com nova carroceria, seguindo o conceito new-edge, da Ford, com arestas ressaltadas e harmonia entre linhas retas e arcos (codenome do projeto BV256, "V" de Value, diferenciando-o da versão européia). Era oferecido nas versões Personnalité 1.0L (a versão de entrada), Supercharger 1.0L (intermediária - o primeiro carro de série no Brasil a usar um compressor mecânico), e o Class 1.6L (top de linha).
Em 2007 o modelo passou por uma reestilização leve, ganhando um interior menos simplório, com novas linhas, texturas, tecidos e cores, e modificações externas, como nova frente, mais robusta, e nova traseira, com lanternas de lentes transparentes. E a antiga série Trail deixa de ser um conjunto de acessórios instalados nas concessionárias para ser uma versão de série.
Ainda em 2011 deve chegar ao mercado brasileira o Ford New Fiesta Hatch, a nova versão do carro que ainda é mantido em sigilo pela montadora. Segundo rumores do meio automobilístico, o novo modelo deverá custar cerca de R$ 48.000.[1]

Curiosidades: Derivado do último modelo (o Mk6,5) e baseado no europeu Ford Fusion (pequeno utilitário mais urbano - não confundir com o sedan mexicano, de mesmo nome).
Atualmente, está a venda no Brasil nas versões:
  • Hatch 1.0 FLEX/1.6 FLEX
  • Hatch Trail 1.0 FLEX/1.6 FLEX
  • Sedan 1.0 FLEX/1.6 FLEX
O veículo também possui kits de personalização (acessórios) originais de fábrica: Kits Pulse, Fly e Class.

No Automobilismo

Logo em sua primeira geração (Mark 1) o Fiesta já apareceu no Group 2 de Rally. Foi pilotado por pilotos como Roger Clark, Salvador Servia e nada mais nada menos que Ari Vatanen.

Potência dos motores



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