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domingo, 11 de setembro de 2011

Mazda RX-8

Mazda RX-8
Mazda RX-8
Fabricante Mazda
Produção 2003-2011 [1]
Montagem Hiroshima , Japão
Pretória , África do Sul [2]
Antecessor Mazda RX-7
Mazda Cosmo
Classe Carro esporte
Estilo de corpo 4 portas coupé quad
Layout Layout da FMR
Motor 1.3L RENESIS ( Wankel ) NA
Transmissão 4 velocidades automática
De 6 velocidades automática
5 velocidades manuais
6 velocidades manual de
Distância entre eixos 2.703 milímetros (106,4 in)
Comprimento 2004-08: 4.425 milímetros (174,2 in)
2009 -: 4470 milímetros (176,0 in)
Largura 1.770 milímetros (69,7 in)
Altura 1.340 milímetros (52,8 in)
Curb peso Manual: 1309-1373 kg (2888-3029 lb)
Auto: 1384 kg (3053 lb)
O é Mazda RX-8 um carro esportivo fabricado pela Mazda Motor Corporation . Ele apareceu pela primeira vez em 2001, no Salão do Automóvel Internacional Norte-Americano . É o sucessor do RX-7 e, como seus predecessores na faixa de RX, é alimentado por um motor Wankel . O RX-8 começou na América do Norte as vendas no ano modelo 2004. Mazda anunciou em 23 de agosto de 2011, que RX-8 será descontinuado desde a produção citando o modelo 2011 como a última linha de produção. O RX-8 do mercado europeu foi retirado no ano passado depois que o carro não cumpriam as normas locais de emissões. Sem volume da Europa e os preços subindo Yen, Mazda não poderia continuar a justificar a venda continuada do RX-8 em seus mercados, incluindo América do Norte. 






Antecedentes

Mazda introduziu veículos com motor rotativo em os EUA em 1971, começando com o RX-2 , RX-3 , RX-4 , RX-5 e, finalmente, três gerações do RX-7 carro esporte. No entanto, a falta de conforto criatura e facilidade de utilização, aliada ao alto preço e os juros em declínio em carros esportivos e cupês, neste momento, levou a puxar o Mazda RX-7 da maioria dos principais mercados com exceção do Japão. Depois de 1995, Mazda sofria de uma linha de produtos relativamente medíocre em os EUA salvar o Miata MX-5 . Como o interesse popular em sintonia importação e carros de desempenho ressurgiu no final de 1990, graças em parte aos vários populares influências culturais, como o Sony PlayStation video game Gran Turismo [ carece de fontes? ], as montadoras japonesas nadou de volta para o desempenho e do mercado de automóveis esportivos os EUA. Além disso, Mazda tentou rejuvenescer em torno deste tempo, em parte com o apoio financeiro e gestão de Ford, e desenvolvido com sucesso uma nova linha de produtos de carros de alta qualidade com estilo desejável e superior dinâmica de condução, começando com o Mazda6 e seguido pelo Mazda3 , forma de pavimentação para a chegada para a próxima geração da Mazda esportes rotativo

Desenvolvimento e design

Desenvolvimento do RX-8 pode ser atribuída a parte traseira tão distante como o 1995 Mazda RX-01 carro-conceito, que contou com uma iteração inicial do motor 13B-MSP. Naturalmente aspirado com escapes laterais, este motor produzia 210 hp (160 kW). [ carece de fontes? ] Como proibida pelo estado financeiro da Mazda no momento eo interesse crescente mercado de SUVs, nunca o RX-01 viram desenvolvimento ou produção. No entanto, um " projeto skunkworks "equipe de engenharia dentro Mazda continuou o desenvolvimento do 13B-MSP vivo usando MX-5 Miata chassis, eventualmente, chamando a atenção de gestão, que neste momento estava sob forte influência da Ford. Desenvolvimento do avançado 13B-MSP e, eventualmente, levou ao apelido RENESIS estreando junto com o carro-conceito RX-Evolv que começou a dar aparência para a produção RX-8 com o "freestyle" portas suicidas traseiras. Styling foi desenvolvido através de concursos de design na tradição Mazda entre seus estúdios de design no Japão, os EUA e Europa. O projeto obteve a aprovação oficial da gestão, e, eventualmente, o carro conceito RX-8 (design / modelo de engenharia) foi produzido e exibido em 2001, mais parecido com a versão de produção. A quase-produção "exibem referência" RX-8 foi mostrado logo em seguida no 2001 Tokyo Motor Show, enquanto se aguarda a aprovação final para a produção. Produção RX-8 se assemelha este veículo poupar para menores detalhes da guarnição, e "trabalho 1" começou em fevereiro de 2003 na fábrica da Mazda em Hiroshima, no Japão.
O RX-8 foi concebido como uma frente de motor central, tracção às rodas traseiras de quatro lugares de quatro portas coupé . O carro tem distribuição de peso 50:50 front-traseiro, e um baixo momento polar que é conseguido através da montagem do motor atrás do eixo dianteiro eo tanque de combustível à frente do eixo traseiro. As rodas dianteiras característica clássica independente double wishbone suspensão, enquanto a traseira é independente multi-link . Peso é cortado com o uso de materiais como alumínio e plástico para carrocerias diversas. O resto do corpo é de aço, para salvar a frente de plástico e pára-choques traseiro. O modelo usa uma caixa manual de fibra de carbono de acionamento composto para reduzir a massa de rotação (momento de inércia) conectado ao motor. Potência é enviada às rodas traseiras através de um Torsen diferencial de deslizamento limitado , para melhor dirigibilidade. Enquanto o seu não completamente no campeonato como o último RX-7, em termos de desempenho bruto, o RX-8 é considerado seu sucessor como rotativo da Mazda carro esporte motor. Seu layout e engenharia inteligente, juntamente com ajuste típico suspensão Mazda, dotaram-no com excelente dinâmica de condução que recebeu muitos elogios e inúmeros prêmios. Ele também provou muito popular no Japão entre os entusiastas de automóveis, bem como fabricantes de equipamentos de pós-venda e sintonizadores profissional.
Uma característica proeminente do RX-8 é um par de traseiras com dobradiças "freestyle" portas (similar a portas suicidas ), a fim de facilitar o acesso aos bancos traseiros. O RX-8 não tem pilar B entre as portas dianteiras e traseiras, com a borda da porta traseira agindo como um "pilar virtual" para manter a rigidez estrutural. Por causa do projeto que se sobrepõem, as portas traseiras podem ser abertas somente quando as portas dianteiras estão abertas. Apesar de nenhuma maneira expansiva, o RX-8 da cabine foi projetada para permitir espaço suficiente para abrigar quatro adultos, tornando-o um verdadeiro quatro lugares em vez de um 2 +2.
O RX-8 foi vendida em mercados de exportações, incluindo na Europa , enquanto que o RX-7 tinha sido retirado esses mercados depois de 1996 devido à queda nas vendas e, posteriormente, vendido apenas no Japão.

(SE3P) 2003-2008

2003 - 2008 Mazda RX-8 (traseira)
A primeira versão do RX-8, chassis código SE3P e JMZSE, foi produzido a partir do ano modelo 2003. Ele é alimentado pelo 13B-MSP (porta lateral multi) RENESIS Wankel motor 654x2 rotativo deslocando 1,3 litros não-turbo (1308 cc). No lançamento, o RENESIS estava disponível nas versões padrão e de alta potência. O 4-port RENESIS padrão produzido 232 hp (173 kW) e foi acompanhado com um manual de 5 velocidades ou 4-velocidade transmissão automática . As 6 portas RENESIS de alta potência só estava disponível com uma seis-velocidade transmissão manual e foi avaliado em 250 hp (190 kW). Para o mercado norte-americano, a Mazda reviu a classificação saída do relatado RENESIS de alimentação padrão e de alta logo após o lançamento a 197 hp (147 kW) e 238 hp (177 kW), respectivamente. [4] Com escapes agora localizado no lado habitação, o RENESIS boasted eficiência de combustível e as emissões de avaliação sobre o 13B-REW empregado pela última RX-7 , tornando possível a ser vendido na América do Norte.
No lançamento, o RX-8 estava disponível em vários modelos em diferentes mercados ao redor do mundo. Modelos padrão incluem:
  • 6 velocidades manual "High Power" com uma saída reivindicado de 184 kW (250 PS; 247 cv) e um redline 9.000 rpm (Vendido na América do Norte). Este modelo foi equivalente ao "Type S" trim no Japão.
  • Manual de 5 velocidades "Power Standard" sintonizado a 141 kW (192 PS; 189 hp), com o redline reduzido a 7.500 rpm. Esta combinação de powertrain não estava disponível na América do Norte.
  • 4 velocidades automática sintonizado a 141 kW (192 PS; 189 hp) em alguns mercados (NZ), enquanto a automática dos EUA é indicado para entregar 158 kW (215 PS; 212 hp).
  • Automática de 6 velocidades (disponível no mercado dos EUA depois de 2006) 158 kW desenvolvimento (215 PS; 212 hp). E 159 lb ft (216 N · m) de torque com um redline às 7500 rpm [5] Esta foi a revista padrão RENESIS, agora com duas portas de entrada de extras, como a versão de alta potência.
Versões automáticas todos tinham baixa motores de saída / baixa rpm, devido à falta de disponibilidade de uma transmissão confiável que por sua vez 9.500 rpm 0-100 km / h?

Shinka

Em 2005, a Mazda introduziu a primeira edição especial RX-8 chamado "Sports Prestige Limited" no Japão e "Shinka" na América do Norte. Anunciado como um modelo mais luxuoso Grand Touring, este Shinka veio com preto cor exterior Cherry e interior de couro Pergaminho sutilmente junto com cromado de 18 "rodas. Somente 1357 foram feitas no ano-modelo 2005 (que foram agendadas 2150, nunca chegou a essa quantidade de produção) . A mudança mais significativa mecânicos foram ligeiramente revistos amortecedores Bilstein e travessa de suspensão injetado com espuma de uretano para melhorar a qualidade do passeio.
Shinka retornou em 2006 como um pacote de produção da guarnição, agora disponível em Copper Red, Grey Galaxy, e Pearl Whitewater. Apenas 1.500 foram feitas em 2006.

Evolve

Lançado em 2006, o 'Evolve' foi a primeira edição especial para o Reino Unido. O novo modelo foi nomeado depois que o carro original conceito Mazda visto em Detroit em 2000 e foi limitada a uma produção de apenas 500.
Baseado na versão de alta potência 231ps, tinha várias características exteriores único. Estas incluem uma escolha de duas cores exclusivas (Copper Red Mica 400 e Phantom Blue Mica 100), prata escuro único 18 x jantes de liga leve 8J, uma crista em alumínio polido Rotary na represa de ar dianteira, faróis moldura de prata escura, espelhos esportes porta, polido laterais em alumínio aletas de saída de ar, Rotary marca B-pilar guarnições, escape cromado rodeia.
No interior, o Evolve características originais de pedra de couro e Alcantara ® guarnição sede esportiva, além de volante de couro preto enrolado, manopla de câmbio e alavanca do travão de mão. A Edição Especial Evolve com sua especificação maior foi de grande valor para o dinheiro do mesmo preço que um padrão RX-8 231ps modelo com acabamento em couro.

PZ

Em maio de 2006, a Mazda lançou o RX-8 PZ para o mercado do Reino Unido. Este carro foi desenvolvido em conjunto com motorsports empresa Prodrive . Só está disponível em seis velocidades manual, ele apresentava personalizado 10-falou rodas de liga fornecido pelo italiano F1 equipe fornecedor OZ Racing em "Dark Silver" terminar, espelhos desenvolvida para reduzir o arrasto, dianteiro e traseiro grelhas de malha preta, e um spoiler traseiro para fornecer mais estabilidade em altas velocidades. Ambas as rodas e aerofólio traseiro são badged em fibra de carbono com "Prodrive." Revisões significativas também foram feitas para a suspensão para melhorar o tratamento: a partir de amortecedores Bilstein e molas da Eibach são usados, além de reduzir a altura de passeio em 15 mm (0,6 in) e um aumento na taxa de primavera de 60%. Finalmente, o carro foi fornecido com um sistema de escape original atualizado twin, com ponteiras de escape da marca "Prodrive." Apenas 800 foram feitas em um MSRP de £ 25.995 ( $ 51.990). Estava disponível em duas cores, Galaxy Grey (320) e Brilliant Black (480).

Nemesis

O 'Nemesis' modelo é o modelo 3 ª edição especial lançada no Reino Unido e é um exclusivo do Reino Unido. Foi lançado em 2006, embora alguns carros foram registrados em 2007, devido à enxurrada de ações. O "Nemesis" características únicas cores da pintura e acabamento interior, além de um pacote de acessórios exclusivos, a um custo que era na época £ 330 menos que o modelo em que se baseia - quando da mesma forma especificada. Baseado no padrão 192ps versão (141 kW) do Mazda RX-8, que incluiu uma única pedra interior assento de couro caimento e veio com uma transmissão manual de cinco velocidades. O Nemesis tem exterior várias outras características únicas e interior. Duas cores exclusivos estavam disponíveis, Copper Red Mica e Stormy Azul Mica, cada Nemesis também vem com uma crista de alumínio polido Rotary na represa de ar dianteira, em alumínio polido lado de saída de ar-apara trás dos arcos das rodas dianteiras, especial B-pilar guarnições com um crista Rotary e "Nemesis" badging. Dentro destes modelos da edição especial também contou com Nemesis tapetes tapete com a marca de luxo e Mazda RX-8 porta de alumínio da marca pratos de chinelo. Como outro padrão 192ps RX-8, o Nemesis tem luzes de nevoeiro da frente, assentos dianteiros aquecidos, assento eletricamente operado motorista, o clima de controle de ar-condicionado, de nove colunas BOSE sistema de prémios de áudio com 6-CD auto-changer, além de um couro preto -embalados volante, manopla de câmbio e alavanca do travão de mão. O Nemesis tem uma velocidade máxima de 139 mph e acelera de 0 a 60 mph em 7,2 segundos. Cada comprador Nemesis também se classificou para uma cortesia Prodrive dias de experiência. Apenas 350 exemplos em que encomendou, 200 no Red Copper e 150 em azul Stormy.

Kuro

Em 2007 Mazda lançou uma edição limitada no Reino Unido apenas conhecido como o Kuro (japonês para Black). Enquanto o sistema de transmissão é o mesmo que os modelos padrão, ele recebeu um interior revisto, assim como pequenas alterações à sua cabeça e luzes traseiras. Ele só estava disponível com uma luz interior em couro cinza e preto Sparkling Mica pintura exterior. O carro foi limitado a 500, com uma placa de chinelo que denota o número de série de 500.

40 º Aniversário

2007 viu o lançamento de uma edição especial para celebrar o 40 º aniversário do motor rotativo da Mazda. As edições especiais do 40 º Aniversário foram diferentes no Japão e mercados norte-americanos. A versão japonesa veio em mármore branco como uma homenagem ao Cosmo Mazda Sport, que foi inicialmente disponível apenas em branco. A versão norte-americana veio em Cinzento Metropolitan Mica exterior com o interior revestido em couro vermelho especial Cosmo. Ele também tinha rodas de um novo design mais tarde incorporada na facelift de 2009, bem como uma suspensão esporte-afinada com amortecedores Bilstein exclusivos. Upgrades ainda incluiu uma espuma de uretano injetado reforçado travessa frontal destinadas a melhorar a sensação de direção. [6] Na América do Norte, esta edição especial estava disponível somente em 2008.

Estilo Red Verdadeira

Durante o ano modelo 2004, a Mazda lançou um "verdadeiro estilo Red" edição especial RX-8 no Japão. Ela veio na cor exterior exclusiva verdadeiro vermelho com interior em couro preto e menores variações de acabamento.

Hydrogen RE

Mazda RX-8 Hydrogen
No 2004 North American International Auto Show , a Mazda apresentou o RX-8 Hydrogen RE carro-conceito, projetada para funcionar com hidrogênio ou gasolina. Em fevereiro de 2006, a Mazda revelou que iria começar a locação de um bi-combustível RX-8 para clientes comerciais no Japão, e março 2006 anunciou seus primeiros dois clientes, alegando que as entregas primeira frota de um carro de produção de hidrogênio dupla / gasolina. Em 2008 30 RX-8 HRE foram entregues a HyNor .

Versão Mazdaspeed

Após o lançamento inicial em 2003, a Mazda lançou uma tiragem limitada de RX-8 chamado "Version Mazdaspeed" ostentando diversos acessórios Mazdaspeed, bem como uma ECU ligeiramente ajustado. Esta edição especial estava disponível em Vermelho Verdadeiro, Blue Mica Strato ou Silver Sunlight. Apenas 300 foram produzidos. Em 2004, a Mazda seguiu com um "Mazdaspeed Versão II", desta vez disponível somente em Strato Azul e com equipamento ligeiramente para cima-rated. Apenas 300 foram produzidos como antes.

NR-A

Seguindo o exemplo com o Roadster, a Mazda introduziu o programa de corrida para NR-A/Party RX-8 no Japão em 2004. A NR-A kit, vendido através de revendedores Mazda, traz o RX-8 até especificações em termos de elegibilidade para a participação na Corrida de fazer um partido sancionado pela Japan Automobile Federation (JAF). O kit inclui barra estabilizadora, radiador de esportes, kit radiador de óleo, ganchos de reboque, e pastilhas de freio de corrida, e estava disponível apenas para o modelo S-Type (alta potência).

2009 - 2012

2009 - 2012 Mazda RX-8
Para 2009, os engenheiros da Mazda melhorou o RX-8 a rigidez do corpo através da adição de reforços estruturais, pela adição de um bar torre trapezoidal strut e aumentando a rigidez locais das zonas torre de suspensão dianteira. O 2009 RX-8 também é £ 90 mais leve que o anterior (2003-2008) modelos. Além disso, a geometria da suspensão traseira foi reconfigurado para melhor manuseio, melhorando a rigidez do eixo motor, redução dos níveis de NVH, e melhorando o desempenho global. A 09 RX-8 tem uma relação diferente engrenagem (sobre a transmissão manual de carros equipados) que é reduzido 4,444-4,777 para melhorar off-the-line performance. Enquanto o mínimo, essas mudanças de desempenho dar o 2009 RX-8 aceleração e desempenho, bem como a capacidade de resposta ainda maior para o pedal do acelerador. Mazda afirma que o 09 RX-8 é um carro muito mais rápido do que o carro modelo anterior (2003-2008), devido ao menor peso, baixa alavancagem, e suspensão melhorada.
O 2009 RX-8 também recebe melhorias de projeto que se destinam a renovar o estilo e dar o RX-8 um novo olhar, sem prejudicar o tema do projeto básico. Refinamentos para o ano modelo 2009 incluem uma frente mais agressiva e pára-choques traseiro redesenhado, assim como um fáscia dianteiro novo. A 09 RX-8 também vem com acabamento esportivo da frente e de alta qualidade e os faróis traseiros, bem como tubos de escape maior (agora com 90 mm de diâmetro). O 2009 RX-8 também oferece um novo desenho de rodas de cinco raios, mostrando um desenho simbólico e desportivo lembra do motor rotativo, com arranjos diferentes para cada tamanho de roda. Existem actualmente três guarnições disponíveis para os consumidores: Sport, Grand Touring, e R3.

R3

Mazda RX-8 R3
A versão R3 foi introduzida para o modelo do ano 2009. O pacote adiciona R3 suspensão ligeiramente melhorada em relação ao modelo de base, acrescentando amortecedores Bilstein e uma espuma cheia crossmember frente para melhorar a rigidez. O R3 vem com 19 polegadas BBS forjado em liga de alumínio-rodas e pneus de alta performance. No exterior, o R3 tem um diferente, pára-choques frontal inferior ostentando um divisor, menor saias laterais e um spoiler traseiro padrão. Há um par de assentos especiais Recaro na frente, junto com os 300 watts mesmo Bose sistema de áudio, Bluetooth e entrada keyless Mazda avançado e sistema de arranque.

programa de extensão de garantia

Mazda North American Operations estendeu a garantia do motor de RX-8 construído entre 2004 e 2008 aos 8 anos ou 100.000 quilômetros. A extensão de garantia cobre o núcleo do motor, que consiste da carcaça do rotor e partes internas, bem como os selos e vedações. Uma cópia da garantia estendida pode ser encontrada no website da batida Racing . [7]

MAZDASPEED

Mazda RX-8 MS
Mazdaspeed , tuning Mazda in-house e de alto desempenho braço, produziu vários pós-venda de peças e acessórios para o RX-8, incluindo kits de corpo inteiro, upgrades de suspensão, upgrades do motor (como o kit de ar frio de admissão e escape catback), e vários acessórios de interior. Além disso, Mazdaspeed também produziu várias séries de showroom prontos de produção limitada RX-8 no Japão com algumas dessas peças e acessórios. Até o momento, no entanto, não foi ainda um completo Mazdaspeed afinado RX-8 ao longo da mesma linha que o Protege Mazdaspeed , Mazdaspeed MX-5 , Mazdaspeed6 , ou o Mazdaspeed3 .

Corrida

RX-8 competindo em uma corrida da Copa Grand-Am em 2006
O RX-8 tem sido usado em campanha e várias séries de corrida por corsários. Ele tem visto uma quantidade considerável de sucesso, a mais importante das quais é a 2008 e 2010, 24 Horas de Daytona GT-classe ganha campanha por SpeedSource Race Engineering. Esta vitória marca também a vencer a corrida de resistência 23 de Daytona pela Mazda carro de corrida rotativo-powered. Enquanto os carros são movidos por motores rotativos 20B, o carro é de fato construído sobre um chassi de estrutura tubular e não no carro de produção. 
Ryan Eversley venceu ambas as corridas do 2010 World Challenge SCCA Mid-Ohio Grand Prix na categoria de carros de turismo.
Série de corridas Outros incluem a KONI Challenge Series na classe Tuner Street. No Reino Unido, o RX8 destaque na Mazda patrocinado "Mulheres Formula" da série (2004), que envolveu todos os motoristas mulheres com RX8s ligeiramente modificada, eo RX8 também foi executado com êxito em corridas Britcar resistência série (2005/2006) Na Bélgica, Mazda estão actualmente a patrocinar um piloto silhueta RX8 na série GT.

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