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quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Honda Civic

Honda Civic


Honda Civic
2012 Honda Civic EX sedan (EUA)
Fabricante Honda
Antecessor Honda N360
Honda Z600
Classe Carro subcompacto (1973-2000)
Carro compacto (2001-presente)
Relacionado Acura EL
Acura CSX
Honda Ballade
Honda Civic Hybrid
Honda Civic GX
Honda Civic Type R
Honda Civic GTi
Honda Civic Si
Honda City
Honda Civic VTi
Honda Civic Vi-Rs
Honda Civic Vi
Honda Civic Type S
O Honda Civic é uma linha de subcompactos e, posteriormente, carros compactos feitos e fabricados pela Honda. O Civic, juntamente com o Accord e Prelude , composta por veículos da Honda vendido na América do Norte até 1990, quando o lineup modelo foi expandido. Tendo passado por várias mudanças de geração, o Civic se tornou a maior e mais luxuoso , e atualmente slots entre as Fit e Accord.
Foi introduzida em julho de 1972 como um modelo de duas portas, [1] seguido por um hatchback de três portas que setembro. Com o motor transversal de montagem de seu motor cc 1169 e tracção dianteira como o britânico Mini , o carro desde o espaço interior muito bom, apesar geral pequenas dimensões. [2] Os primeiros modelos do Civic tipicamente incluía uma base de rádio AM , aquecedor, espuma amortecido guarnição de plástico, duas velocidades limpadores, e jantes em aço pintado com tampa cromada roda porca. Como o passar dos anos, tornou-se muito mais sofisticado, com opções tais como ar condicionado, travas elétricas, vidros elétricos, estofos em pele, associada aos satélites de navegação, e uma transmissão manual de seis velocidades. Inicialmente, ganhando a reputação de ser combustível eficiente, confiável e ambientalmente amigável, iterações mais tarde se tornaram conhecidos por desempenho e esportividade, especialmente o Civic Type-R , Civic e Civic SiR GTi. [3] [4]
O Civic foi rebadged para os mercados internacionais com modelos como o Honda Ballade e Domani Honda / Acura EL . A plataforma Civic também serviu como base para o CR-X compacto desportivo , o CR-X del Sol conversível targa , e os CR-V SUV compacto .
A partir de 2006, um total de 16,5 milhões Civics foram vendidos em todo o mundo, com 7,3 milhões deles nos Estados Unidos. [5] Em 2010, Civic foi o carro mais vendido no Canadá por treze anos. [6] Com alta preços do gás e uma economia fraca, em Junho de 2008, o Civic suplantou o Ford F-Series para se tornar o veículo mais vendido nos Estados Unidos para esse mês. [7] [8]
No Japão (aka chinktown), a produção de não-híbrido Civic para o mercado interno terminou em Agosto de 2010, a produção de híbrido Civic para o mercado de casa terminou em dezembro de 2010. Nos últimos anos, os clientes mudou para minivans e carros compactos como o Honda Fit . Honda Fit híbrido lançado em outubro no Japão. No entanto, a produção de híbrido Civic e Civic para mercados de exportação vai continuar. 

Primeira geração (1973-1979)

1978-1979 Honda Civic
A primeira geração do Honda Civic foi introduzido em 1972, mas vendido como um modelo 1973. Equipado com um cc 1169 (71,3 cu in) de quatro cilindros do motor, a primeira geração do Civic foi desenhado para competir com a American veículos compactos e os recursos oferecidos, como a energia frente disco travões e reclináveis ​​vinil assentos e rádio AM . O Civic estava disponível como um cupê , ambos de três e um cinco portas hatchback , bem como uma perua de cinco portas. Devido à crise petrolífera de 1973 , a demanda dos consumidores por veículos de combustível eficiente foi alta.
O CVCC motor estreou em 1975. Oferecido ao lado do motor padrão Civic, o hp 53 (40 kW; 54 PS) do motor CVCC deslocadas 1488 cc (90,8 cu in) e tinha um projeto na cabeça que permitiu uma combustão mais eficiente. O CVCC não necessitam de um conversor catalítico ou combustível sem chumbo para atender aos padrões de emissões. Apenas o motor CVCC estava disponível na Califórnia devido a normas mais rígidas de emissões. [10]
  • EB1-1169cc, preto interior, grill favo de mel
  • EB2-1240cc corpo, mesmo que a EB1, várias opções de cor interior
  • EB3-1240cc capa, revista, encosto de cabeça nos bancos dianteiros, pára-choques revistos com tampas de plástico, grelha de execução horizontal, luzes traseiras revista.
A primeira geração Honda Civics foram notórios por ferrugem em menos de três anos desde a compra, onde o sal era usado no inverno. O importador dos EUA, a American Honda Motor Company , uma final assinado decreto de autorização com a Comissão de Comércio Federal , que desde os proprietários de 1975-1978 Civics com pára-lamas enferrujados o direito de receber substituições ou ressarcidos em espécie. [11]
Hondas estavam tão vulneráveis ​​à corrosão que a National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) também emitiu um recall de segurança , porque braços de suspensão lateral, viga dianteira, e molas de bobina suporta menor poderia enfraquecer com a exposição ao sal. [12] Um total de 936.774 veículos construída entre 09 de janeiro de 1972 e 08 de janeiro de 1979 estavam sujeitos a reparos desde Honda teve de substituir os componentes da suspensão, ou a montadora comprou de volta inteira com carros corrosão corpo grave. [13] Em 1981 cerca de 10% dos Hondas estavam a ser inspeccionado por um concessionário e da montadora tiveram 180 dias para substituir pára-lamas dianteiros e peças de apoio que mostrou ferrugem nos primeiros três anos de uso. [14] Na época, a ferrugem da Honda recall foi a ação maior de segurança entre todas as marcas importadas para a EUA [15]

Segunda geração (1980-1983)

Civic 3 portas
A segunda geração do Honda Civic foi introduzido em 1980. Era maior, tinha uma forma mais angular, e veio com aumento de potência. Todos os motores Civic usado agora o projeto CVCC, que acrescentou uma válvula de 3 por cilindro, o que introduziu a tecnologia redemoinho magra queimar. A base de 1.335 cc ("1300") motor de 55 hp feita (41 kW), com um cc 1488 opcional ("1500") dando motor 67 hp (50 kW). Três transmissões foram oferecidos: um com quatro velocidades manuais (nos modelos base), um manual de cinco velocidades, e uma de duas velocidades semi- automática , que foi exclusivo para o setor. [16]

Terceira geração (1984-1987)

Europeu-spec terceira geração Honda Civic Shuttle (wagon)
A terceira geração foi lançado em 1984. O hatchback de cinco portas separadas e modelos de vagão foram fundidos em um "vagão shuttle" four-door ou "wagovan" às vezes chamado coloquialmente como "breadbox" devido à sua aparência. Um cupê de dois lugares adicionais de estilo rotulado CRX foi introduzida, conhecido por suas dimensões compactas e peso leve. A terceira geração do Civic viu a introdução do longa duração de quatro cilindros do motor série D , incluindo um novo 1.5 L (91,5 cu in) CVCC motor. 1984 também viu o lançamento de um alto desempenho Si modelo para o mercado japonês, com suspensão atualizado e 1,6 L (97,6 cu in) DOHC ZC motor que foi avaliado em 130 PS. Modelos de Si foram oferecidos em os EUA como um de 3 portas hatchback Civic Si e do CRX Si variante com uma potência 91 (68 kW) de combustível injetado SOHC de 12 válvulas do motor. A 4WD motor com montagens de transmissão diferente foi introduzido pela primeira vez em 1984, e promovido mais tarde, em 1987. Ele entregou uma economia de combustível compatível com AWD SUVs de hoje em torno de rodovia 28mpg. O sistema AWD foi botão operado e chamado de "tempo real", pois poderia ser ativadas e desativadas durante a condução. A transmissão manual contou com uma engrenagem sincronizada 6, chamado de "SL", que foi usado para velocidades muito baixas.

Quarta geração (1988-1991) - EC, ED, EE, EF

Civic LX 1988 sedan
Para 1988, o Civic foi redesenhado com dimensões aumentadas e uma linha mais baixa da capa. Uma grande variedade de modelos e níveis de acabamento foram oferecidos para diversos mercados ao redor do mundo. O mais notável dos quais incluem O mercado japonês SiR, o VTi Europeia (ambos com o novo B16A DOHC VTEC motor), Reino Unido / European 1.6i-16 ( DOHC D16A9 do motor) e da Nova Zelândia mercado GTi (com interior em couro completa e uma versão ajustada do sucesso SOHC D16A7 motor). Todos os modelos apresentados EUA injeção eletrônica de combustível , mas os modelos carburados ainda estavam disponíveis em outros lugares. A quarta geração viu a introdução de uma suspensão traseira totalmente independente em toda a gama do modelo inteiro. [17] [ não em citação dada ] Além disso, o Honda CRX continuou a ser parte da família Civic que incluiu o HF, DX, e Si modelo nos EUA

Quinta geração (1992-1995) - EG, EH, EJ1, EJ2

Quinta geração sedan Civic
Introduzido em 1992, o Civic apresentou redesenhado aumentou dimensões, bem como mais um estilo aerodinâmico. A variante de vagão estava disponível apenas no mercado japonês, onde o vagão geração anterior foi realizado ao longo até 1995. A eficiência do modelo HF anterior foi substituído pelo hatchback VX que, com uma classificação EPA de 48/55 MPG , foi modelo da Honda mais eficiente de combustível vendidos no momento. Na América do Norte a Si apresentou um SOHC VTEC de trem de válvulas, onde, como o VX contou com a E-VTEC . O Si japonês apresentou um DOHC de trem de válvulas VTEC não- D16A9 . Na Nova Zelândia o poderoso GTi Civic foi revisto. Continuando a tradição esportiva do Civic SiR originais, a Honda vendeu várias variantes com o mesmo equipamento do carro de quinta geração, ainda referido como o Civic SiR, no Japão, Ásia e Europa.

Sexta geração (1996-2000) - EK9, EK4, EK5, EK3, EJ6, EJ7, EJ8, EJ9, EM1

Sexta geração
A sexta geração caracterizado atualizadas styling embora menos radical do que redesenha anterior. Opções de suspensão e motor foram suas primeiras Natural Gas Powered Civic, o GX. Em 1996-2000 eles fizeram o EX, DX, LX, HX, CX, Si, todos os modelos de base foram feitos com motores de 1.6L. O EX-CX são SOHC ( D16Y7 ) eo Si popular é um DOHC (B16A2) O primeiro civic SI coupe EM1 foi introduzido em 1999.
Ela existe também cívica apenas para o mercado europeu: a MA-MB-MC, com base na Honda Domani e produzido a partir de 1995 a 2001. Os motores são 1.4, 1.5, 1.6 e 1.8L, de 90 hp a 170 hp, e também um motor a diesel existentes com 86 ou 105 hp. Veja este site francês para as versões -> http://mbsquad.xooit.com/

Sétima geração (2001-2005) - EM2, ES1, EP3, EU1

2001-2003 Honda Civic sedan (EUA)
A sétima geração foi lançado em 2001. Enquanto o redesign retidos dimensões da geração anterior exterior, o espaço interior foi melhorado, em parte, usando um assoalho traseiro plano, assim, esbarrando Civic para um compacto carro segmento de tamanho. A suspensão dianteira foi alterada de que de um double wishbone a um MacPherson , a fim de reduzir os custos, bem como permitir um maior compartimento do motor para o recém-lançado Honda motor K-series . Poder também foi aumentada em alguns níveis de acabamento.
Na América do Norte, coupé e estilos de carroceria sedan estavam disponíveis, com exceção do Si (SiR no Canadá), que foi oferecido apenas como um hatchback de três portas. [18] O resto do mundo recebeu três e cinco portas hatchback. O Type-R foi redesenhado, assim desta vez usando um mais potente i-VTEC motor e usando o de três portas hatchback estilo de corpo. Esta geração viu Honda introduzir seus primeiro híbrido Civic, alimentado por um motor de 1,3 litros. [19]

oitava geração (2006-2011) - FD2, FA1, FG1, FG2, FA5, FK, FN

EUA-spec Honda Civic sedan LX
Europeu Honda Civic 5 portas
Para a geração 2006 Honda dividir o modelo em duas plataformas diferentes, uma principalmente para o mercado doméstico e América do Norte eo outro projetado para o mercado europeu usando uma simples suspensão traseira do Honda Fit e um estilo mais agressivo. Embora a América do Norte e do modelo de mercado diferem externamente casa, eles são mecanicamente idênticos. O modelo europeu está disponível como um hatchback de três e cinco portas, enquanto os japoneses / modelo norte-americano está disponível como um sedan ou cupê. Ambos Si e Type-R níveis de acabamento continuam, embora os japoneses e europeus Type-R ao compartilhar o motor mesmo tamanho são mecanicamente diferentes. Os EUA em uma versão melhorada do Si sintonizada pelo sintonizador Honda Mugen é oferecido com alterações cosméticas e mudanças na suspensão e sistema de escape. A versão Acura do Civic não só recebeu a mudança de design, mas também viu uma placa nova, mudar a partir do EL Acura para o Acura CSX .
Economia de combustível (cidade / estrada): 8.2/5.7 l/100km automático, manual de 7.4/5.4 l/100km e 10.2/6.8 Si l/100km
A partir de 2006, um total de 16,5 milhões Civics foram vendidos em todo o mundo, com 7,3 milhões deles nos Estados Unidos. [5]
Na Europa, este Civic tem um porta choca 3 ou 5 com um VTEC 1.4, 1,8 VTEC também um saloon de 4 portas híbrido com motor a gasolina 1.4 (5,5-9 km / litro na cidade, 11,2-13,7 km / litro na estrada), ou 2.0l (Type-R) motores (5,5-8,1 km / litro na cidade, 8-10 km / litro na estrada), bem como um poderoso e econômico 2,2 N22A i-CTDi diesel (140bhp) que faz 0-60 mph em 8,6 segundos e economia de combustível é 38,3 MPG 10-12 km / litro na cidade e 11-14 km / litro na estrada. Há também um salão para a versão híbrida, que tem um motor 1.4 IMA dando 61MPG com 0-60 em 12,41 segundo.

O mercado irlandês tem 5 modelos diferentes. Um saloon de 4 portas construído no Japão, que vem com um motor 1.8 bhp svetec entregar 140 6.4 (l/100 km) Combinado, 5,4 (l/100 km) Urban extra e 8.2 (l/100 km) Urban com uma velocidade máxima - 210 km / he um 0-100 kph vem em 8.6 segundos. A Irlanda também tem o acima mencionado 2,2 ltr diesel Civic, o Civic 1.8, gasolina, o Civic a gasolina 1,4 e por último o Civic Hybrid também.

facelift 2009

Para 2009, o Civic recebeu um face lift menores, incluindo um novo design leve para a frente e traseira. As mudanças exteriores incluem uma nova grelha favos desenhados na frente, bem como rodas de revista, com muitos raios mais do que o original jantes de cinco raios, e uma barra de friso cromado acima da área de matrícula para o sedan. O friso cromado da frente onde o logotipo Honda é também foi refinado com bordas mais nítidas em ambas as extremidades. O projeto para a área da churrasqueira, onde as luzes de nevoeiro são colocados também foi ligeiramente revisto para incluir designs diferentes para os modelos Civic com luzes de nevoeiro e aqueles sem. Os sinais de volta traseira foram alteradas de vermelho para laranja. As mudanças incluíram interior do bluetooth compatibilidade e uma opcional de couro embrulhado no modelo LX. Um modelo esportivo LX também foi adicionado, chamado de LX-S. Este nível de acabamento adiciona um spoiler traseiro, cromo ponta de escape, e assentos pretos esportes. [20] [21] O carro mantém muitas das suas sugestões de design e as especificações técnicas do modelo pré-2009, incluindo os seus 1,8 litro inline-4 motor e two-tier painel com um velocímetro digital.

Nona geração (2012 -)

mercado norte-americano

2012 Honda Civic EX sedan (EUA)
Em 13 de dezembro de 2010, a Honda apresentou um esboço do novo nona geração Civic, que foi descrito como "enérgico, elegante e aerodinâmica." Tanto o cupê e sedan conceitos foram mostrados em 10 de janeiro de 2011 na 2011 North American International Auto Show . A versão de produção do Civic nona geração baseada no conceito revelado foi colocado à venda em os EUA em 20 de abril de 2011. [22] Gasolina (DX, LX, EX e EX-L), as variantes híbridas e de gás natural será oferecidos. A linha a gasolina com motor inclui um sedan, coupé e duas versões de desempenho Si, que também pode ser configurado em um coupé e sedan. Honda também lançou o HF Civic, que significa economia de combustível de alta, e é baseado no novo Civic Sedan. Possui um 1,8 litros de quatro cilindros em linha e uma transmissão automática de 5 velocidades regulares como o gás-powered modelos, mas foi ajustado para que ele retorne 41 milhas da estrada por galão ( MPG ), no entanto, ele ainda tem características desejáveis como um sistema estéreo A / MF / M com um leitor de CD/MP3 um único disco, quatro alto-falantes, do ecrã multifunções Intelligent Informativa (IMID), rodas de dezesseis polegadas de liga leve com pneus de economia de combustível, um pano interior de luxo, ea entrada keyless com um alarme de segurança. O HF também possui um botão de modo Eco, que reduz o torque e permite uma melhor quilometragem. Ele vem em duas cores, de metal polido metálico ou tafetá Brasão Branco Limpar com um interior Gray. O Civic GX (Vehicle Gás Natural) GNV estará disponível no final de 2011. Todos os modelos (exceto para a base do modelo DX), virá com ecrã multifunções Intelligent Informativa (IMiD) que exibe informações sobre o carro, como quilometragem atual odômetro, quilometragem viagem atual, hora e data atual, leitura atual economia de combustível, áudio informação (rádio, CD info pista, rádio informações do sistema de dados, informações climáticas, e mais, e também irá permitir que você envie duas fotos para a unidade de armazenamento interno que pode ser exibido quando o sistema de áudio está desligado. O DX (base ) modelo não terá uma rádio, ainda contará com áudio pré-fiação com quatro alto-falantes, de modo que o IMiD não pode exibir corretamente, portanto, não é equipado com esta opção.
A tecnologia Honda é Eco Assist serão adicionadas à maioria dos modelos, e se tornará a gasolina somente ligado pela primeira vez a Honda a empregar essa tecnologia na América do Norte. É um sistema de informação para ajudar o motorista a adotar um estilo de condução mais eficientes, [23] e é comprovada para melhorar a economia de combustível em cerca de 10% para veículo híbrido da Honda no Japão. [24]
Todos os modelos agora vêm de fábrica com ABS (Sistema Anti-Lock Brake), VSA (Assistência de Estabilidade do Veículo) e EBD (Electronic Brake Distribution). Outras melhorias incluem uma suspensão multilink traseira nova para reduzir ainda mais estrada se sentir particularmente em estradas danificadas e estradas.

mercado europeu

O mercado europeu Civic não vai ser como o Civic vendeu na América do Norte e Japão. É um hatchback e não um saloon / sedan vendido fora da Europa. O carro terá as mesmas dimensões que o anterior Civic europeu (4,3 metros de comprimento) e terá motor a diesel 2,2 litros e um motor a gasolina híbrido. O carro também virá com uma versão Type R de acordo com Autofacíl automóvel espanhol revista. Ele é baseado na plataforma europeia anterior Civic. Ele será lançado em 2012 com um preço de cerca de € 19.000 (£ 16,967). Há também esperava uma versão híbrida do Civic hatchback . [25]

Mercado Japonês

A japonesa Honda Civic modelo foi um modelo mais novo, que foi projetado em abril de 2011 para vendê-lo para todos os mercados japoneses. O modelo JDM estará disponível no sedan 4 portas e 5 portas hatchback.

Marketing Internacional e derivados da plataforma

Civic LXS de 2008 Flex é vendido no Brasil com motor flex-combustível capaz de rodar tanto com gasolina ou etanol ou qualquer mistura de ambos.
Enquanto que o Civic é vendida em todo o mundo em grande parte mesma forma, as diferenças em nome dos modelos existentes entre os mercados. No Japão, o hatchback Civic é chamado apenas de "Civic" enquanto o modelo sedan foi chamado o ( japonês : Civic Ferio ) durante o quinto para sétimo gerações. O sedan de sexta geração também foi vendido como o SJ Integra . Na Europa e nos Estados Unidos ", Civic" genericamente refere-se a qualquer modelo, embora na Europa o cupê é marca da "Coupe Civic". A quatro portas station wagon do modelo chamado de transfer do Civic (também Pro Civic no Japão) estava disponível desde 1984 até 1991 (esta marca viria a ser revivido para a mid-1990 Honda Shuttle transportadora pessoas, conhecido em alguns mercados como o Córrego Honda ). Na África do Sul, o sedan (o único modelo vendido lá até o lançamento de 1996 do sedan e hatch sexta geração) era conhecida como a Balada .
Outros modelos foram construídos fora da plataforma Civic, incluindo CR-X , Quint , Concerto , Domani , CR-X Del Sol , Integra , e CR-V .
Além disso, em vários momentos, os modelos Civic e Civic derivados foram vendidos por marques que não seja Honda - por exemplo, Rover vendeu a 200 , 400 e 45 , cada um dos quais foram Civic baseado em algum ponto (200s primeiros foram o segundo Ballade geração, a partir de 1990, a 200 e 400 foram baseados no Concerto, o 400 foi o Domani 1995), como era seu antecessor, o Triumph Acclaim , baseado no primeiro Honda Ballade. A Honda Domani, um modelo de luxo baseado no Civic, foi vendido como o Gémeos Isuzu no Japão (1992-2000), e confusamente a Domani 5 portas foi vendido como o Honda Civic (junto com o hatchback "real" e Civics sedan ) na Europa de 1995 a 2000. Na Tailândia, a sexta geração Civic estava disponível como a de quatro portas Isuzu Vertex. A perua da sexta geração foi vendida como a Orthia Honda , com o parceiro como a variante downmarket comerciais. O modelo de minivan sétima geração é chamada de Corrente Honda . No Canadá, o Civics geração sexto e sétimo foram ligeiramente redesenhados para criar o EL Acura até o advento das oito geração Civic, que foi usado para criar o Acura CSX , que foi projetado no Canadá. Honda Japão adotou o estilo CSX para o Civic em seu país de origem.
EUA Honda Civic Hybrid (gasolina e eletricidade)
As três portas hatchback estilo de corpo tem sido um pouco impopular nos Estados Unidos, mas alcançou ampla aceitação no Canadá, bem como a popularidade no Japão e os mercados europeus, ajudando a reputação de cimento da Honda como fabricante de esportivos compactos modelos. A partir de 2002, o hatchback de três portas Civic foi construído exclusivamente na fábrica da Honda de fabricação em Swindon , Inglaterra - anteriormente a cinco portas "Civic" / Domani e Aerodeck Civic (com base no Orthia japonês) foram construídos nesta planta para venda na Europa, juntamente com o Civics japonês. Assim, todas as instâncias do modelo atual (volante à esquerda ou à direita, em qualquer lugar do mundo) são britânicos-made carros projetados com a engenharia japonesa, com exceção do norte-construído cupê de duas portas ea versão sedan construídas no Brasil para a América mercado americano.
Na América do Norte, o hatchback Civic foi lançada em 2006. O modelo 2006 Civics anos padrão para a América do Norte são fabricados em Alliston, Ontario , Canadá (sedans, cupês e Si Coupes) e Liberdade Oriente , Ohio (sedans), enquanto a versão híbrida é fabricado no Japão.
No Brasil, apesar de ser considerada para a fabricação local desde o início de 1980 (que era ilegal a importação de carros no Brasil desde 1973 até 1990), o Civic não estava disponível até 1992, via importação oficial. Em 1997, a produção do sedan sexta geração Civic começou no Sumaré fábrica (uma cidade perto de Campinas, no estado de São Paulo). As únicas diferenças entre o modelo japonês eo modelo brasileiro foram uma distância ao solo um pouco maior, devido às condições do país estrada e adaptações para tornar o motor adequado para a gasolina comercial brasileira, que contém cerca de 25% de etanol (E25) . A produção da sétima geração começou em 2001, deslocando o Vectra Chevrolet a partir do registro de vendas superior para o segmento sedã de médio porte, no entanto, perdeu essa posição para a Toyota Corolla no ano seguinte. Em 2006, a oitava geração foi lançado e recuperou a liderança de vendas. Idêntica à versão norte-americana, que carece de opções, tais moonroof a, e equipamentos de segurança padrão como VSA e laterais e airbags de cortina foram removidos devido à falta de leis safety car no Mercosul. Além disso, a subsidiária brasileira iniciou a produção de flex-fuel versões para o Civic eo Fit modelos, capazes de funcionar com qualquer mistura de gasolina ( E20 E25 para mistura no Brasil) e etanol até E100 . [26]

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