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sexta-feira, 16 de setembro de 2011

TVR

TVR

 TVR era um fabricante independente britânica de carros esportivos . Até 2006 era baseado na cidade litorânea de Inglês Blackpool , Lancashire , mas desde então dividida em várias subsidiárias menores e foi transferido em outro lugar. A empresa fabricou carros leves esportivas com motores potentes e foi, ao mesmo tempo, a terceira maior fabricante de automóveis especializada de esportes do mundo, oferecendo uma variada gama de coupés e conversíveis . A maioria dos veículos usar um in-house straight-6 cilindros do motor de design, outros um V8 in-house . TVR carros desportivos são compostos de estruturas de aço tubular, carroçaria em fibra de vidro envolto em.

TVR dois braços são TVR Engenharia, que fabrica carros esportivos e tourers grande, e poder TVR, sua divisão de powertrain. A empresa teve uma história turbulenta recente e um futuro incerto. A empresa não fez qualquer carros novos desde 2006.

História

Fundação

Trevor Wilkinson (14 de Maio 1923-6 Junho de 2008) [1] nasceu em Blackpool escola e deixou aos 14 para começar um estágio de engenharia em uma garagem local. Em 1946 ele comprou um negócio Wheelwright em Blackpool, renomeá-lo Trevcar Motors em 1947, com a finalidade de venda e reparação de automóveis e engenharia de luz. [2]
Em 1947, Wilkinson construiu seu primeiro carro, um corpo de dois lugares especiais em um Firebird Alvis chassis para si mesmo. Como resultado, Wilkinson com o parceiro Jack Pickard , em seguida, iniciou uma empresa separada, a TVR Engenharia, com um nome derivado do nome de Wilkinson - T re V o R. Seu primeiro carro foi uma liga-bodied dois lugares sobre um chassi tubular, que apareceu em 1949. [2]
Em 1953, o conceito de vidro plástico reforçado com carroçaria sobre um chassi tubular de aço backbone foi aceito, e continuou ao longo da história TVR de produção atual. Em 1954, foi rebatizado de Engenharia TVR TVR, tendo em vista o lançamento do carro "produção" chamado pela primeira vez o Mk1, mais tarde o nome Grantura . O design de corpo de fibra de vidro e layout se manteve, de forma modificada, até ser substituída pela cunha de design angular Tasmin em 1980.
"Out of the blue, em 1956, um entusiasta de corrida americano perguntou Wilkinson para produzir um chassi especial para corridas de carros nos Estados Unidos." [3] Os primeiros carros foram comercializados lá como o Jomar:
"O COUPE JOMAR é o resultado de um projeto anglo-americano comum. A empresa de TVR Engenharia de Blackpool, na Inglaterra é responsável pela basic-concepção e construção dos chassis JOMAR em que, em 1956 e 1957 Saidel Sports-Racing carros de Manchester , NH , por meio de organismos de alumínio de seu próprio projeto realizado uma extensa pesquisa e desenvolvimento. Através dos esforços de ambos diz respeito ao sucesso MK2 foi evoluído. " [4]
Um anúncio de 1958 por Saidel Sports Racing Cars, 52-56 Merrimack Street, Manchester, NH, ofereceu dois modelos distintos. Em primeiro lugar o Jomar MK2, um carro de corrida esportivo, com qualquer carroçaria de fibra de vidro ou de alumínio e motor de 1.098 cc, apenas 930 £ e "Tudo Outhandles." Segundo o Jomar Coupe, um cc 1172 fixa-cabeça carro esporte. [5] Estes carros usados o mesmo chassi. [6]
Em 10 de janeiro de 1958, o cupê TVR fez sua primeira aparição pública no Quicks showroom em Manchester, Inglaterra: "Os designers estão Mr. Trevor Wilkinson eo Sr. Bernard Williams, que dirigem a empresa de engenharia TVR em Layton, Blackpool, e que têm vindo a fazer chassis para os construtores de automóveis especiais para alguns anos. Um pouco mais de dois anos atrás, eles foram convidados pelo entusiasta americano automobilismo, o Sr. Raymond Saidel, de Manchester, New Hampshire, para projetar um chassis de corrida. Durante doze meses, este chassi foi . testada e melhorada em trilhas nos Estados Unidos e no ano passado, uma equipe de seis GRPs já corre regularmente nos Estados Unidos " [7] Imprensa Competição relatou: "Jomar tem ido para as corridas de Fórmula, também O Monoposto Jomar tem. . desenhado por Ray e é construído em seu Manchester NH shop (o chassis do carro de esportes são construídos por ele na Inglaterra) [8] Em 1959 Motor Sport relatou: "Os carros são feitos em Blackpool ea maioria da produção é exportada para América, onde a versão desportiva é conhecido como o Jomar. " [9]
No GRPs lançamento foram movidos por motores de 4 cilindros de Coventry Climax , ou Ford , os modelos de desempenho tendo Shorrock superchargers. BMC modelos com motor veio mais tarde. Tal como acontece com muitos outros carros de esportes britânicos, tamanhos de motor permaneceu sob dois litros, e todos produziram menos do que 100 cv (75 kW). Como a maioria dos GRPs foram vendidos no mercado interno britânico, para evitar um imposto britânico sobre carros montados muitos dos primeiros carros eram vendidos em forma de kit - uma prática que continuou até a década de 1970, quando a brecha fiscal foi fechada ea opção de kit de formato removido. Em Le Mans em junho de 1962 em um dia muito quente um TVR foi inscrito como # 31 com motor 1.6 litros BMC, mas se aposentou depois de apenas três voltas com a perda de refrigerante.
Em abril de 1962 Wilkinson e Pickard deixou a empresa para estabelecer um especialista em negócios de engenharia de fibra de vidro. Na aposentadoria, Wilkinson mudou-se para Minorca , Espanha, onde morreu aos 85 anos, em 06 de junho de 2008. [2]

1960 e 1970

Na década de 1960, American dealer do motor Jack Griffith decidiu colocar um 4,7 litros V8 a partir de um AC Cobra ele possuía em um Grantura TVR , em grande parte da mesma forma que foram pela primeira vez V8s transplantadas para AC Cobras (É em homenagem a Jack Griffith que o TVR Griffith foi assim chamado).
Alimentado pelo mesmo motor foi o Trident, um carro esportivo de luxo com um corpo de aço e de alumínio que foi projetado por Carrozzeria Fissore em Milão e foi construído à mão. Um coupé protótipo foi mostrado no Salão Automóvel de Genebra em 1965. Um total de três coupés e um conversível foram feitas entre 1964 e 1966, mas devido a problemas financeiros os direitos sobre o carro finalmente foi para um traficante de TVR, WJ (Bill) Última (Performance Viking). Ele estabeleceu em 1966 Trident Cars Ltd e começou a construir o carro sob o nome do modelo da Clipper.
Sob a posse de Martin Lilley de 1965, TVR voltou a Ford para um 2994 cc V6 Signo do motor para o TVR Tuscan novo (1967) racer. Isso produziu 128 cv (95 kW), dando um 0-60 mph (0-97 km / h) de tempo de 8,3 segundos, o que era bom desempenho para a época.
A década de 1970 viu um número de motores utilizados em GRPs (especialmente o "M Series"), principalmente Triumph 2500s, Essex V6 Ford e Ford 1600 cruzados. O M foi seguido pelo Tasmins, a primeira das corridas de longa série Wedge .

propriedade Wheeler

Na década de 1980, sob a posse de Peter Wheeler , consultor do setor químico e entusiasta da TVR, TVR afastado V6s naturalmente aspirados e turboalimentados volta para V8s grande, ou seja, o V8 Rover . Capacidade cresceu 3,5-5 litros.
Em 1988 TVR sourced um 5,0 litros V8 Holden através de Tom Walkinshaw em Holden Veículos Especiais . O motor foi instalado no Branco TVR Elephant , um carro protótipo construído por Wheeler por John Ravenscroft . Enquanto uma engenharia interessante e exercício de estilo, a Holden alimentado TVR White Elephant mais tarde foi substituído pelo V8 Rover alimentado Griffith protótipo.
Na década de 1990, Power TVR modificou um número de V8s Rover, mas posteriormente desenvolveram um projeto do motor in-house. O AJP8 motor, um V8 de liga leve, foi desenvolvida pelo consultor de engenharia Al Melling , juntamente com John Ravenscroft e Peter Wheeler (daí as iniciais AJP), um feito notável para um fabricante de pequeno porte. O novo motor foi originalmente destinado ao Griffith e Chimaera modelos, mas o desenvolvimento levou mais tempo do que o esperado e, eventualmente, tornou-se disponível no Cerbera e toscana carros de corrida.
Talvez mais significativamente, Wheeler foi fundamental para o design do corpo de carros TVR durante sua propriedade. Ele conseguiu uma equipe de design, que produziu uma série de desenhos do corpo aclamado e resolvidos, incluindo o Chimaera , Griffith , Cerbera , Toscana , Tamora , T350 , Typhon e Sagaris . Estes projetos atenção agarrando ajudou a manter TVR nas capas de revistas ao redor do mundo e aos olhos do público.
Wheeler posteriormente dirigiu o projeto de um derivado direto e seis dos AJP8 que seria mais barato para produzir e manter do que os oito. Este motor, projetado por John Ravenscroft , ficou conhecido como o TVR Speed ​​Six do motor , e os poderes GRPs atual.

 

 

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