Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Os carros mais vendidos mundo afora

Os carros mais vendidos mundo afora

Não é preciso ser um especialista em automóveis para saber que o Gol emplaca, há décadas, o título de carro mais vendido no Brasil. Não foi diferente em 2010. Mas e no resto do mundo? Dar uma olhada em alguns best-sellers mundiais pode servir como referência de comparação entre nós e outros países?

Estados Unidos: Ford F-Series = 528.349 unidades

Japão: Toyota Prius = 315.669 unidades

Brasil: Volkswagen Gol = 293.606 unidades

China: BYD F3 = 263.900 unidades

Alemanha: Volkswagen Golf = 251.078 unidades

Itália:  Fiat Punto = 154.061 unidades

Coréia do Sul: Hyundai Sonata = 140.260 unidades

França: Peugeot 207 = 126.854 unidades

Reino Unido: Ford Fiesta = 103.013 unidades

México: Nissan Tsuru = 61.147 unidades

Austrália: Holden Commodore = 45.956 unidades

Espanha: Seat Ibiza = 39.905 unidades

Argentina: Chevrolet Classic = 36.058 unidades

Holanda: Volkswagen Polo = 18.964 unidades
Uma olhada rápida permite algumas conclusões simples. Temos dois países entre os citados onde o primeiro colocado possui concepção e tecnologia mais antiga: a Argentina, grade mercado para o Classic (o antigo Corsa sedã), e o México, onde o Nissan Sentra do início dos anos 90 (rebatizado de Tsuru) ainda vende como chilli. Devemos lembrar, porém, que os números do Gol no Brasil incluem o G4, assim como no caso da dobradinha Uno/Mille.
Na China, o BYD F3 é uma mistureba com carroceria do penúltimo Corolla e motor 1.5 da Mitsubishi. [UPDATE: com a ajuda dos leitores, adicionamos os mais vendidos na Alemanha, Austrália e Coréia do Sul]. E todos devem ter reparado que marcas com forte identidade nacional predominam em seus países de origem.
Os espaçosos americanos parecem eternizar as picapes na liderança dos EUA. Enquanto isso, no Japão, um híbrido – o Prius – já é o líder por larga margem. Parece outro planeta, mas na verdade é uma prova de como novas tecnologias podem fazer sucesso quando integradas num projeto coerente, em um mercado com outro nível de instrução, exigência e generosidade por parte dos fabricantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário