Investimento para expansão da produção nacional seria de cerca de R$ 1 bilhão; unidade deve produzir o substituto do Gol geração 4
Milene Rios - O Estado de S.Paulo
ENVIADA ESPECIAL
FRANKFURT
O presidente da Volkswagen no Brasil, Thomas Schmall, afirmou ontem, em entrevista a jornalistas brasileiros durante o primeiro dia de prévia do Salão do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha, que a marca avalia a possibilidade de dobrar a capacidade de uma de suas duas fábricas no Brasil ou construir uma nova unidade em território nacional para atender à expansão do mercado. Hoje, a montadora produz 3,6 mil carros por dia no País.
De acordo com Schmall, o investimento ficaria em aproximadamente R$ 1 bilhão e seis Estados são cogitados, entre eles o Paraná - que já abriga a unidade de São José dos Pinhais - e Pernambuco. A decisão levará em conta os incentivos oferecidos pelas unidades da federação. A nova unidade, disse o executivo, teria capacidade para produzir entre 600 e 700 carros por dia em um primeiro momento.
A nova planta viabilizaria a produção de um novo carro de entrada prometido pela marca até 2014 - possível sucessor da quarta geração do Gol (G4). "O segmento de entrada é o que vai crescer mais no Brasil", disse o executivo. "A previsão é que sejam vendidos 600 mil unidades do Gol (G5) em 2015", explicou.
Novo modelo. Schmall assume que é grande a chance de este veículo ser o Up!, compacto mundial que foi apresentado ao mercado na mostra alemã. No entanto, o presidente diz que há alguns entraves em relação à produção local do Up!, primeiro fruto de uma plataforma global que será usada em diversos modelos do Grupo Volkswagen.
Entre os itens que podem impedir que o automóvel caia no gosto do brasileiro estão o porta-malas pequeno, a autonomia e o fato de o carro levar apenas quatro pessoas. "Na Europa, o Up! será o segundo ou terceiro carro de uma família, enquanto no Brasil ele será o único para viajar e trabalhar", explicou o presidente. "Os brasileiros também gostam de um design mais alegre, mais vivo."
Questionado sobre a possibilidade de mudar o Up! para atender o gosto nacional, Schmall é categórico em afirmar que, caso o carro venha a ser escolhido para o País, ele será "bem parecido" com o modelo europeu.
O interior do carro de 3,54 metros é quase inteiro revestido de plástico em tom claro - incluindo o painel de porta interno -, com alguns detalhes em preto. Para acessar a fileira de trás, os bancos dianteiros correm para frente e o espaço para duas pessoas é satisfatório. O porta-malas é dividido em dois e leva 251 litros, enquanto o tanque tem capacidade para 35 litros de combustível.
PARA LEMBRAR
Volks investirá R$ 6 bi até 2014
O atual plano de investimentos de R$ 6,2 bilhões da Volkswagen, para o período de 2010 a 2014, é o maior já separado pela montadora para a operação nacional. Na época do anúncio, a companhia afirmou que 60% do dinheiro seria usado para o lançamento de novos produtos. Ontem, o executivo Thomas Schmall não especificou se o valor necessário para o aumento de produção estaria ou não inserido neste plano.
FRANKFURT
Kai Pfaffenbach/Reuters
Apresentação. Um dos modelos que poderá ser produzido no Brasil é o compacto Up!
De acordo com Schmall, o investimento ficaria em aproximadamente R$ 1 bilhão e seis Estados são cogitados, entre eles o Paraná - que já abriga a unidade de São José dos Pinhais - e Pernambuco. A decisão levará em conta os incentivos oferecidos pelas unidades da federação. A nova unidade, disse o executivo, teria capacidade para produzir entre 600 e 700 carros por dia em um primeiro momento.
A nova planta viabilizaria a produção de um novo carro de entrada prometido pela marca até 2014 - possível sucessor da quarta geração do Gol (G4). "O segmento de entrada é o que vai crescer mais no Brasil", disse o executivo. "A previsão é que sejam vendidos 600 mil unidades do Gol (G5) em 2015", explicou.
Novo modelo. Schmall assume que é grande a chance de este veículo ser o Up!, compacto mundial que foi apresentado ao mercado na mostra alemã. No entanto, o presidente diz que há alguns entraves em relação à produção local do Up!, primeiro fruto de uma plataforma global que será usada em diversos modelos do Grupo Volkswagen.
Entre os itens que podem impedir que o automóvel caia no gosto do brasileiro estão o porta-malas pequeno, a autonomia e o fato de o carro levar apenas quatro pessoas. "Na Europa, o Up! será o segundo ou terceiro carro de uma família, enquanto no Brasil ele será o único para viajar e trabalhar", explicou o presidente. "Os brasileiros também gostam de um design mais alegre, mais vivo."
Questionado sobre a possibilidade de mudar o Up! para atender o gosto nacional, Schmall é categórico em afirmar que, caso o carro venha a ser escolhido para o País, ele será "bem parecido" com o modelo europeu.
O interior do carro de 3,54 metros é quase inteiro revestido de plástico em tom claro - incluindo o painel de porta interno -, com alguns detalhes em preto. Para acessar a fileira de trás, os bancos dianteiros correm para frente e o espaço para duas pessoas é satisfatório. O porta-malas é dividido em dois e leva 251 litros, enquanto o tanque tem capacidade para 35 litros de combustível.
PARA LEMBRAR
Volks investirá R$ 6 bi até 2014
O atual plano de investimentos de R$ 6,2 bilhões da Volkswagen, para o período de 2010 a 2014, é o maior já separado pela montadora para a operação nacional. Na época do anúncio, a companhia afirmou que 60% do dinheiro seria usado para o lançamento de novos produtos. Ontem, o executivo Thomas Schmall não especificou se o valor necessário para o aumento de produção estaria ou não inserido neste plano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário