|
Mark 1 (1976–1983)
Mark 1 | |
---|---|
Construtor | Ford |
Produção | 1976-1983 |
Montagem | Almussafes, Espanha Dagenham, Reino Unido Colônia, Saarlouis, Alemanha |
Informações Técnicas | |
Motor | Kent/Valencia: 957 cc (58.4 CID) 40/45 PS, 1117 cc (68.2 CID) 53 PS, 1298 cc (79.1 CID) 66 PS, 1597 cc (97.5 CID) 84 PS |
Caixa de velocidades | Ford IB4 manual de 4 velocidades |
Distância entre os eixos | 2,286 mm |
Comprimento (mm) | 3,565 mm |
Largura (mm) | 1,567 mm |
Altura (mm) | 1,360 mm |
Outros modelos | |
Modelos similares | Fiat 127, Austin Metro, Peugeot 104, Volkswagen Polo, Renault 5, Vauxhall Chevette |
FOi apenas o segundo carro hatchback compacto a ser construído no Reino Unido até esse ponto, sendo lançado um ano após o Vauxhall Chevette, mas um ano antes do Chrysler Sunbeam e quatro anos antes do Austin Metro. O milhonésimo Fiesta foi produzido em 9 de Janeiro de 1979.
O carro era disponível na Europa equipado com um motor de 957 cilindradas (58 CID) 4 cilindros em linha (com opção de alta ou baixa compressão), os motores OHV a gasolina 1.1 e 1.3 eram disponibilizados nas versões de acabamento Base, Popular, L, GL (1978 em diante), Ghia, S e Van.
Nos Estados Unidos Em 1978 fora introduzido o Ford Fiesta no mercado americano. O Fiesta Mark I USDM (United States Destinated Market) era fabricado em COlonia, na Alemanha, mas tinha especificações bem diferente. A versão americana contava com os acabamentos Base, Decor, Sport e Ghia, sendo este último o de melhor acabamento. Durante os três anos que o Fiesta foi vendido nos EUA, os níveis de acabamento mudaram muito pouco. Todos os modelos americanos eram equipados com o motor Kent mais potente, 4 cilindros em linha 1.6L (1597cc; 97 CID), vinha com catalisador e bomba de ar para baixar as emissões, pára-choques com absorvedores de energia, luz de posição lateral, farois redondos e selados, melhora na dinâmica de ácidentes e integridade do sistema de combustível bem como ar condicionado como opcional (na Europa não era disponível). No mercado americano o Ford Escort substitui, em 1981, tanto o Ford Fiesta como o Ford Pinto.
Uma variação esportiva (1.3 Supersport) foi oferecida na Europa em 1980, para testar o mercado para o similar XR2 que forá introduzido um ano mais tarde, o qual era dotado de um motor 1.6L. Um acabamento em plástico preto foi adicionado ao exterior e ao interior. Os pequenos farois quadrados foram substituídos por farois redondos e maiores, o que resultou na eliminação do indicador de direção da frente, que passou para o paralama. Com um desempenho notavel, ia de 0–60 mph (0–97 km/h) em 9.3 segundos e alcaçava uma velocidade máxima de 105 mph (169 km/h), o "hot hatch" XR2 se tornou um carro popular e amado pelos "boy racers" durante os anos 1980.
Revisões pequenas foram feitas em toda a linha no fim de 1981, com pára-choques maiores (para se enquadrar nas novas normas de crashtests) e outras modificações menores em uma tentativa de manter o o visual do showroom até a chegada do Mark 2.
Em 1978, o Fiesta ultrapassou o Vauxhall Chevette, como o carro compacto mais vendido do Reino Unido, porém, em 1981 foi tirado do topo pelo Austin Metro, e ficou em segunda posição do ranking até o fim de 1982.
Mark 2 (1983–1989)
Mark 2 | |
---|---|
Nome(s) alternativo(s) | Mazda 121 Mazda Soho |
Construtor | Ford |
Produção | 1983-1989 |
Informações Técnicas | |
Motor | 1.3L Endura-E 60 cv |
Caixa de velocidades | Ford IB4 manual de 4 velocidades Ford IB5 manual de 5 velocidades CVT |
Distância entre os eixos | 2,286 mm |
Comprimento (mm) | 3,565 mm |
Largura (mm) | 1,567 mm |
Altura (mm) | 1,360 mm |
Outros modelos | |
Modelos relacionados | Ford Ka Ford Courier |
Modelos similares | Rover Metro/100 Renault Super 5 Fiat Uno Peugeot 205 Peugeot 106 Opel Corsa |
Mark 3 (1989–1997)
Mark 3 | |
---|---|
Nome(s) alternativo(s) | Mazda 121 Mazda Soho |
Construtor | Ford |
Produção | 1989-1996 |
Informações Técnicas | |
Motor | Gasolina: Kent/HCS: 999 cc 45 HP, 1118 cc 50-55 HP, 1289 cc 60 HP; CVH: 1392 cc 71-75 HP, 1596 cc 104 HP, 1596 cc Turbo 133 HP; Zetec: 1598 cc 90 HP, 1796 cc 105-130 HP; Diesel: 1753 cc 60 HP |
Caixa de velocidades | Ford IB4 manual de 4 velocidades Ford IB5 manual de 5 velocidades CVT |
Distância entre os eixos | 2446 mm |
Comprimento (mm) | 3800 mm |
Largura (mm) | 1631 mm |
Altura (mm) | 1321 mm |
Peso bruto (kg) | 890 kg-963 kg |
Outros modelos | |
Modelos relacionados | Ford Ka Ford Courier |
Modelos similares | Rover Metro/100 Renault Super 5 Fiat Uno Peugeot 205 Peugeot 106 Opel Corsa |
Os motores injetados se tornaram disponíveis em 1991. Mudanças importantes foram introduzidas em 1994: Airbags na direção que se tornaram item de série, item esse que a Vauxhall só introduziu no Corsa apenas em Novembro de 2000. Melhorias da parte estrutural do carro visando maior segurança, assim como um novo imobilizador para as versões a gasolina.A gama de versões no Reino Unido foi simplificada para apenas: Fiesta, LX, Si (que ganhou novos pára-choques e bancos) e Guia. Novos retrovisores e novas rodas.
O começo da história "Fiesta" no Brasil
A terceira geração do Ford Fiesta é muito marcante para a história do carro no Brasil, pois foi o primeiro Fiesta a ser comercializado no país. Sendo lançado apenas em 1995(5 anos após seu lançamento na Europa), como modelo importado da Espanha, nas versões 3 e 5 portas, com motor Endura-E 1.3L, injeção eletrônica monoponto, módulo eletrônico EEC-IV, e um belo acabamento se comparado aos concorrentes da época, como Chevrolet Corsa GL 1.4 E.F.I., Fiat Uno CS 1.5 i.e., e Volkswagen Gol CLi 1.6.Mark 4 projeto BE9 (1996–1999)
Mark 4 | |
---|---|
Nome(s) alternativo(s) | Mazda 121 |
Construtor | Ford |
Produção | 1995–1999 |
Informações Técnicas | |
Motor | 1.0L Endura-E 1.3L Endura-E 1.4L 16V Zetec-SE 1.0L Zetec RoCam 1.6L Zetec RoCam |
Caixa de velocidades | Ford IB5 manual de 5 velocidades |
Comprimento (mm) | 3830 mm |
Largura (mm) | 2450 mm |
Altura (mm) | 1420 mm |
Outros modelos |
Mark V projeto (2002–2006)
Mark 5 | |
---|---|
Construtor | Ford |
Produção | 1999–2006 (nos últimos 3 anos como Fiesta Street) |
Informações Técnicas | |
Caixa de velocidades | Ford IB5 manual de 5 velocidades |
Comprimento (mm) | 3830 mm |
Largura (mm) | 2450 mm |
Altura (mm) | 1420 mm |
Outros modelos | |
Modelos similares | Fiat Punto, Vauxhall/Opel Corsa, Peugeot 206, Volkswagen Polo |
Mark VI (2002–2007)
Mark 6 | |
---|---|
Construtor | Ford |
Produção | 2002–2007 |
Informações Técnicas | |
Motor | 1.0L Supercharger 1.0L gasolina 1.0L flex 1.6L flex |
Caixa de velocidades | Ford IB5 manual de 5 velocidades |
Distância entre os eixos | 2,486 mm |
Comprimento (mm) | 3930 mm |
Largura (mm) | 1903 mm |
Altura (mm) | 1497 mm |
Peso bruto (kg) | 1104 kg |
Outros modelos | |
Modelos relacionados | Ford Fusion Ford Ecosport Mazda 2 |
Modelos similares | Citroën C3, Fiat Punto, Nissan Micra, Vauxhall/Opel Corsa, Peugeot 206, Volkswagen Polo, Hyundai Getz, Renault Clio II |
Esta versão foi a primeira em que o Fiesta foi comercializado na Ásia e na Austrália.
Mark 7 (2007-)
Mark 7 (Verve) | |
---|---|
Construtor | Ford |
Produção | 2007– |
Informações Técnicas | |
Motor | 1.25L (Europa) 1.4L 1.6L Ti-VCT 1.4L TDCI 1.6L TDCI |
Caixa de velocidades | Ford IB5 manual de 5 velocidades automatico de 4 velocidades |
Distância entre os eixos | 2,486 mm |
Outros modelos | |
Modelos relacionados | Ford Fusion Ford Ecosport Mazda 2 |
Modelos similares | Citroën C3, Fiat Punto, Nissan Micra, Vauxhall/Opel Corsa, Peugeot 206, Volkswagen Polo, Hyundai Getz, Renault Clio II |
História
No Brasil
No Brasil o Ford Fiesta estreou em sua terceira geração (Mark 3), sendo lançado apenas em 1995(5 anos depois de ter sido lançado na Europa), como modelo importado da Espanha, nas versões 3 e 5 portas, com motor Endura-E 1.3L, injeção eletrônica monoponto, com módulo eletrônico EEC-IV, e um acabamento bom comparado aos concorrentes da época, como Chevrolet Corsa GL 1.4 E. F. I, Fiat Uno CS 1.5 i. e., e Volkswagen Gol CLi 1.6.No ano seguinte, 1996, foi lançado o modelo já fabricado no Brasil, o Fiesta Mark 4, codenome do projeto BE-91, já em um design mais arredondado. Veio substituir o Escort Hobby. Não primava pela estética exterior, mas apresentava um excelente conjunto mecânico, suave e econômico, com as opções de motores Endura-E 1.0L EFI, 1.3L EFI e Zetec-SE 1.4 16V EFI, todos com injeção de combustível multiponto com módulo EEC-V. Destacava-se também pelo acabamento interno, com materiais de qualidade superior comparado à concorrência do seu segmento, entre os modelos nacionais. Era oferecido nas versões básica (Popular) e CLX, com opções de motor 1.0L 1.3L e 1.4L 16V, com variações de acabamento interior em cores cinza azulado ou bege. Em 1998 surge a série especial Class, derivada da versão Popular, oferecido no começo apenas com 3 portas e direção hidráulica de série, e, em todas as versões, o air bag passa a ser opcional, e o acabamento interno passa a ser diferenciado, com estilo mais jovial. Já em 1999 a produção do modelo 1.3L termina, dando lugar à versão 1.0 Class, que deixa de ser série especial, agora apenas com 5 portas.
Em 2000 sofre alteração leve no design, sendo chamado de Mark 5, apresentando um conjunto frontal mais agressivo e novos motores. Saem de linha os Endura-E e Zetec-SE para dar lugar aos novos Zetec RoCam 1.0L e 1.6L, mais potentes e mais econômicos [1]. As versões oferecidas passam a ser a GL (básica), GL Class (intermediária), ambas com motor 1.0L, e a GLX (mais luxuosa), com motor 1.6L. Ainda em 2000, é oferecida a série especial Sport, nas opções 1.0L e 1.6L, com acabamento interno e externo esportivo, em uma única cor: Vermelho sólida. Entre os diferenciais, destacavam-se o párachoques dianteiro idêntico à versão esportiva ST européia, aerofólio traseiro, e saias laterias e traseira, além de rodas de liga-leve aro 14" e interior com apliques na cor prata metálico no painel, e pedais e manopla de câmbio esportiva. Em 2001 chega a série básica Street, que passa mais tarde a ser produzida em larga escala, até 2005, e os indicadores de direção frontais (acoplados ao farol) e os repetidores laterais ovais, nos paralamas, passam a ser transparentes, quando antes eram na cor âmbar, além dos tecidos internos serem revistos.
Por fim, em 2003, chega a nova geração, Mark 6, com nova carroceria, seguindo o conceito new-edge, da Ford, com arestas ressaltadas e harmonia entre linhas retas e arcos (codenome do projeto BV256, "V" de Value, diferenciando-o da versão européia). Era oferecido nas versões Personnalité 1.0L (a versão de entrada), Supercharger 1.0L (intermediária - o primeiro carro de série no Brasil a usar um compressor mecânico), e o Class 1.6L (top de linha).
Em 2007 o modelo passou por uma reestilização leve, ganhando um interior menos simplório, com novas linhas, texturas, tecidos e cores, e modificações externas, como nova frente, mais robusta, e nova traseira, com lanternas de lentes transparentes. E a antiga série Trail deixa de ser um conjunto de acessórios instalados nas concessionárias para ser uma versão de série.
Ainda em 2011 deve chegar ao mercado brasileira o Ford New Fiesta Hatch, a nova versão do carro que ainda é mantido em sigilo pela montadora. Segundo rumores do meio automobilístico, o novo modelo deverá custar cerca de R$ 48.000.[1]
Curiosidades: Derivado do último modelo (o Mk6,5) e baseado no europeu Ford Fusion (pequeno utilitário mais urbano - não confundir com o sedan mexicano, de mesmo nome).
Atualmente, está a venda no Brasil nas versões:
- Hatch 1.0 FLEX/1.6 FLEX
- Hatch Trail 1.0 FLEX/1.6 FLEX
- Sedan 1.0 FLEX/1.6 FLEX
No Automobilismo
Logo em sua primeira geração (Mark 1) o Fiesta já apareceu no Group 2 de Rally. Foi pilotado por pilotos como Roger Clark, Salvador Servia e nada mais nada menos que Ari Vatanen.Potência dos motores
- 1.0 8V Endura-E gasolina - 51.5 cv
- 1.0 8V Zetec Rocam gasolina - 65 cv
- 1.0 8V Zetec Rocam Supercharger gasolina - 95 cv
- 1.0 8V Zetec Rocam flex - 71/73 cv
- 1.3 8V Endura-E gasolina - 58.1 cv
- 1.4 16V Zetec-SE importado gasolina - 88.8 cv
- 1.6 8V Zetec Rocam gasolina - 95 cv
- 1.6 8V Zetec Rocam flex - 105/111 cv
- 1.6 16v Duratec 1.6 - cv
Nenhum comentário:
Postar um comentário