Série 1
Produção | 1996-2001 [1] |
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Motor | 1,8 L Rover K-Series I4 [1] |
Transmissão | De 5 velocidades manuais [1] |
Peso em vazio | 725 kg (1.600 lb) ~ 755 kg (1.660 lb) [1] [4] |
Relacionado | Lotus 340R Vauxhall VX220/Opel Speedster Lotus Elise GT1 |
Desenhista | Julian Thomson [1] |
Série 1 foi desenhado por Julian Thomson, então chefe de design da Lotus, e Richard Rackham, engenheiro-chefe da Lotus. [5]
Além do padrão de alto desempenho variantes listados abaixo, Lotus também lançou alguns modelos de edição limitada, como Esporte 135 (1998 / 9) com cerca de 145 cv (108 kW; 147 PS), Sport 160 (2000), com 150-160 cv (112 -119 kW; 152-162 PS), e Sport 190 (190 cv (142 kW; 193 PS)). Estes foram mais competentes na pista com suspensão desportiva, jantes e pneus, assentos conforme o modelo. Houve outras edições especiais, como a 50th Anniversary Edition (verde / ouro) comemorando 50 anos de carros Lotus, o Tipo 49 ("Leaf Gold" vermelho e branco de dois tons) e Tipo 79 ("JPS" preto / ouro) que se refere ao seu sucesso Grand Prix números tipo de carro.
111
A edição mais rápido chamado de 111, em homenagem ao Lotus tipo de número do Elise M111, foi introduzido no início de 1999 e teve um VVC Rover motor K-Series com a cabeça modificada e VVT tecnologia, produzindo um 143 cv declarados (107 kW; 145 PS) em vez do padrão Rover 1.8 L K-series 118 cv (88 kW; 120 PS) I4 unidade, juntamente com uma maior relação de caixa manual e drive menor relação final. Também teve mais estofo nos assentos. O 111 tinha farol cobre, spoiler traseiro, discos de freio perfurados cruz, enroladores janela de liga leve e um 6 desenho das rodas falou estrada. [6]340R
Ver artigo principal: Lotus 340R
Em 2000, a 340R modelo de edição limitada, com base em um Série 1 Elise foi introduzido. Este carro sem teto foi uma edição especial, limitada a apenas 340 carros que estão sendo construídas. O nome 340 refere-se aos 340 cv / tonelada (254 kW / tonelada) poder-à-peso do protótipo original, que tinha 177 cv (132 kW; 179 PS), enquanto pesa apenas 500 kg (1.100 lb). As versões de produção finais no entanto pesava 568 kg (1.250 lb) em ritmo de corrida. Exige
Ver artigo principal: Lotus Exige
Em 2000, a Lotus apresentou o Exige - uma versão de capota rígida do Elise com o bhp 177 (132 kW; 179 PS) do motor da 340R , bem como diferentes na dianteira e traseira amêijoas, rodas maiores e um aerofólio traseiro. Muitos modelos receberam um upgrade para 190 cv (142 kW; 193 PS), com melhor dirigibilidade devido a mudanças de ecus e tempo de câmara. Série 2
Produção | 2002-presente |
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Motor | 1,8 L Rover K-Series I4 1,8 L Toyota 1ZZ-FE I4 [7] 1,8 L Toyota 2ZZ-GE I4 [8] |
Transmissão | De 5 velocidades manual de [7] 6 velocidades manual de [8] [9] |
Distância entre eixos | 2.300 milímetros (90,6 in) [10] |
Comprimento | 3.785 milímetros (149,0 in) [10] |
Largura | 1.719 milímetros (67,7 in) [9] [10] |
Altura | 2002-07: 45,0 em (1.143 mm) 2008-presente: 1.117 milímetros (44,0 in) [10] |
Peso em vazio | 860 kg (£ 1.896) [11] 910 kg (2.006 lb) [12] |
Relacionado | Lotus Exige Opel Speedster / Vauxhall VX220 Lotus 2-Eleven Lotus Europa S Tesla Roadster |
Anunciado em 9 de outubro de 2000, a Série 2 Elise foi redesenhado Série 1 usando uma versão ligeiramente modificada do chassis da série 1 para atender a nova regulamentação, eo mesmo K-série do motor com uma nova marca Lotus desenvolveu- ECU . O desenho do corpo prestou homenagem ao ainda-nascido M250 projeto, e foi o Lotus primeiro a ser desenhado no computador.
Tanto a Série 2 Elise eo Speedster Opel / Vauxhall VX220 foram construídos na mesma linha de produção, em uma nova instalação em Hethel. Ambos os carros compartilhados muitas peças, incluindo o chassi, embora tenham diferentes drive-trens e power-plantas. O VX220 levou a Lotus modelo interno de identificação Lotus 116, com a Skipton nome de código para o lançamento 2.2N / A versão e Tornado para o 2004 introduziu 2.0 L Turbo . Equipado com 17 polegadas sobre o Elise de 16 polegadas rodas dianteiras, a versão Vauxhall / Opel cessou a produção em 2004.
111
Série 2 foi também está disponível como um modelo 111, com o VVC tecnologia do motor produzindo 160 cavalos (120 kW). Os modelos 111 foram interrompidas em 2005, em favor do powerplant Lotus (ver abaixo), principalmente devido aos planos para introduzir o Lotus Elise ao mercado dos EUA, que precisava do motor para cumprir com as normas de emissões nos EUA, que não era o caso para o Mecanismo de K-série como MG Rover não vender carros em os EUA.Mais dois modelos faixa focada, a 135R e Desporto 190 estavam disponíveis com 135 cv (101 kW; 137 PS) e 192 cv (143 kW; 195 PS), respectivamente. Estes também vieram com atualizações manipulação de associados, tais como Lotus Suspensão Esporte e rodas mais largas com pneus Yokohama Advan A048. Em certos mercados, a 135R foi substituído pelo "Sport 111", que foi semelhante, para além de desportivo a 156 cv (116 kW; 158 PS) VVC motor no lugar dos 135 cv (101 kW; 137 PS) sintonizado K- série.
111R / Elise Federal
Este modelo Elise Série 2 vem na versão 111R Europeia ou uma versão vendida na América do Norte, chamada Elise Federal. Ele é alimentado pelo todo em alumínio 189 cv (141 kW) 1.8 l DOHC Toyota motor ZZ com uma Yamaha twin-cam de cabeça concebidos oferecendo comando de válvulas variável na admissão e tanto valvetrain de escape, e uma caixa de velocidades manual de 6 velocidades Lotus. A Series 2 modelo é aclamado como a melhor versão do Elise até à data, com números de desempenho enorme. Muitos testes mostram 0-60 milhas por hora (97 km / h) em cerca de 4,9 segundo, ou 4,7 segundo com o pacote Sport. O computador de gerenciamento do motor é uma unidade Lotus programado.O Lotus Elise 2005 foi o primeiro a ser vendido comercialmente nos Estados Unidos, no verão de 2004. Aprovação para a Elise, no entanto intervenção, exigida pela National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), que proporcionou uma isenção de três anos para o carro, pois não cumpriu EUA pára-choques e os regulamentos do farol. Todos os carros Lotus Elise fabricados após 01 de janeiro de 2007 incluem os novos faróis e 2,5 mph (4,0 km / h) pára-choques, apesar de estarem escondidos na frente.
Este modelo tem sido seguido pelo 2006 Modelo Ano Elise 111R e modelos SportRacer. Lotus fez uma edição limitada (50 em os EUA) versão do Lotus Elise, assim, chamado Lotus Elise Desporto.
2006 modelos também diferem dos modelos 2005 em alguns aspectos. 2006 esporte modelos LED luzes da cauda, conduzir by-wire (uma ECU atualizado), o consumo de combustível e assentos ProBax mais confortável.
Para o ano 2007 modelo Lotus havia várias outras pequenas alterações feitas. Os decalques LOTUS na parte traseira do veículo, que foi previamente adesivos plana, foi alterado para letras em relevo. Os faróis foram selados. Além disso, a fim de cumprir com as restrições pára-choques EUA mandato federal, a estrutura de colisão frontal foi ligeiramente alterado e bumperettes traseira foram adicionados ao lado da montagem da placa da licença. Aproximadamente 100 2007 modelo do ano "lançamento" carros foram enviados para os EUA sem que essas alterações pára-choques. Também em 2007, o Elise S foi lançado eo 111R renomeado Elise R.
O Elise S é o modelo básico novo, com um Lotus sourced motor 1.8 L substituindo os modelos anteriores da série K Rover motor. O 1ZZ-FE motor produz 134 cv (100 kW; 136 PS) a 6.200 rpm (um aumento de mais de 120 cv (89 kW; 122 PS) Rover motor). A inclusão de airbags, freios ABS, vidros eléctricos, e tapete, além do novo motor mais pesado aumentou o peso de base a 860 kg (£ 1.896) (aproximadamente 85 kg (190 lb) maior do que o modelo S anterior).
Seu sucessor, a terceira geração do Elise, apareceu pela primeira vez no Salão Automóvel de Paris 2010 , no Outono do mesmo ano, e está previsto para ser lançado dentro dos próximos dois anos. [13]
modelos 2008
Para 2008, houve vários aditamentos ao Lotus line-up. Existem três versões do Elise. Lotus continuou a fornecer um Elise naturalmente aspirado produz 189 hp (141 kW). A segunda versão é o Elise SC ostentando um supercharger e intercooler não produzindo 218 hp (163 kW). 0-60 mph é reduzido de 4,9 para o Elise base ou 4,7 segundo para o Elise com o pacote de Desporto para 4,3 segundos para o SC Elise. O styling NA Elise é semelhante ao modelo dos anos anteriores. O Elise SC, no entanto, é distinguível da versão NA por um spoiler traseiro idêntico ao do tipo 72-D Edição spoiler e novas rodas. Peso permaneceu um Lotus-alegou £ 1.987 (901 kg); apenas 3 libras (1,4 kg) mais do que no ano anterior. Antes do lançamento do Elise SC 2008, a produção limitada Califórnia Edição chegou nas concessionárias. Um total de cinqüenta Elises California Edition foram produzidos; 25 em Saffron Yellow e 25 em Vermelho Ardente. Os interiores do s do Cali "foram produzidos em um couro de dois tons de luz (Biscuit) e as modificações exterior incluiu uma grade frontal de prata (uma homenagem ao vintage-Ferrari), grades na cor da carroçaria do obturador nas entradas laterais e tampa do motor, melhorada 16-falou rodas, e um spoiler grande que cobre o andar superior traseira (72-D estilo). O Cali 's tinham a intenção de apelar para "o mercado de estilo de vida." [14]Na Europa, há três modelos disponíveis, o Elise S com um bhp 134 (100 kW; 136 PS), Lotus 1.8l 1ZZ-FE motor e caixa manual de cinco velocidades (0-60 mph em 5.8S velocidade máxima, 127 mph ( 204 kmh)), a R Elise com um bhp 189 (141 kW; 192 PS), Lotus 1.8l 2ZZ-GE motor e caixa manual de 6 velocidade (0-60 mph em 4.9s mph, velocidade máxima 148 (238 km / h)); eo Elise SC com 218 cv (163 kW; 221 PS), supercharged, 1.8l Lotus 2ZZ-GE , caixa manual de seis velocidades e um spoiler (0-60 mph em 4.3s velocidade máxima, 150 mph (240 km / h)). [15]
Várias opções de cores novas para 2008 foram trazidos para o mercado. Estes incluem novas cores metálicas (adicional de US $ 590) persa azul e líquido azul, cor novo estilo de vida (adicional de US $ 1200) Isotope Verde; Nível Colour nova Limited (adicional de US $ 3.300) Cartões vermelhos, Ice White, e Burnt Orange; eo Nível de cores novas Exclusivo ( adicional de US $ 5.100) Prism Verde e Moonstone Silver. As cores foram descontinuadas em 2008: Blue Nightfall, Aubergine roxo, azul Magnetic, Azul Polar, Outono Ouro, Chili Red, e Krypton Verde.
Exige
Ver artigo principal: Lotus Exige
A Series 2 Exige, vem com a alta rotação mesma Lotus de motor e seis marchas como o Elise 111R, substituindo o Rover motor K-series do Exige anterior. A Series 2 Exige tem sido seguido pelo de edição limitada Lotus Exige 240R Desporto, incorporando um supercharger Lotus desenvolvidos em cima do motor Lotus. A versão dos EUA Federalizadas com o supercharger montado é conhecido como o Exige S 240.
Zytek Lotus Elise
O Zytek Lotus Elise é um elétrico carro esportivo produzido conjuntamente pela Lotus e Zytek , a partir de 1998 e descontinuado em 2003.Seus 70 kg (150 lb) extrudados de alumínio estrutura de espaço e carroçaria leve compósito são fatores em seu um peso de 875 kg (1.930 lb). 250 de níquel-cádmio fornecem 300 volts (a carga total) a dois Zytek arrefecidos a óleo brushless DC motores , que proporcionam uma potência total de 150 kW (200 cv) e torque de 100 N · m (74 lb ft). Estes motores são cada acoplado a uma única relação de velocidade, fixos de transmissão com um alumínio engrenagem . Seu tempo de aceleração 3-70 milhas por hora (48-110 km / h) é de 5 segundos, e de 0 a 90 milhas por hora (140 km / h), 11,2 segundos. O carro é governador limitado a 90 milhas por hora (140 km / h) para conservar a carga. A gama por carga é tipicamente 100 a 120 milhas (160 a 190 km) eo carro pode ser recarregada em uma hora.
Há um exemplo do Elise Zytek em exposição no Motor Heritage Centre .
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