Embora o termo carroceria seja mais amplo, geralmente é utilizado no contexto automotivo. Nesta lista constam alguns dos tipos mais comuns de carrocerias de automóveis, classificados por seu tipo e estilo de desenho.
Tipos de carrocerias
Hatchbacks
Podem ser encontrados em versões duas ou quatro portas (se considerarmos a tampa do porta malas uma porta adicional, teremos as versões de três e cinco portas comumente anunciadas pela mídia).
Geralmente os hatchbacks são a versão mais simples de uma determinada linha de automóveis, como podemos observar muito claramente no Brasil (geralmente os "populares" 1.0L possuem esse tipo de carroceria).
Sedans / Berlinas
Basicamente endende-se por sedan um carro com duas fileiras de bancos, com espaço considerável no banco de trás para três adultos, e um compartimento traseiro, geralmente para bagagens. Este compartimento traseiro é externo ao habitáculo dos passageiros e sua tampa não inclui o vidro traseiro.
Existem três típos básicos de sedan: três volumes (também chamadonotchback), dois volumes e meio (fastback) e sua variação liftback (semelhante a um hatchback alongado)
Três volumes
Este é o formato mais comum de sedan, e o mais clássico. Chama atenção pelo seu formato característico de três "degraus" facilmente identificáveis, quando visto da lateral. Exemplos da indústria brasileira incluem o Chevrolet Opala (sedan grande) e Volkswagen Voyage (sedan pequeno).Dois volumes e meio
Os dois volumes e meio (ou fastbacks) são o meio termo entre os sedans e os hatchbacks. Geralmente possuem a linha do teto se fundindo com a linha do porta malas de maneira muito suave, fazendo com que o vidro traseiro fique bem inclinado. Os fastback possuem o vidro traseiro fixo, como um sedan, enquanto os lifbacks (ou liftback coupe) têm esta janela incorporada à tampa da mala, tornando-os bem semelhantes à um hatchback. Um exemplo clássico é o antigo Volkswagen Passat, que possuía os dois tipos de configuração.Após algum tempo com poucos carros produzidos dessa forma, a configuração dois volumes e meio está voltando a se popularizar devido às vantagens aerodinâmicas oferecidas. Salvo raras exceções, os dois volumes e meio são projetos "avulsos", não derivando de nenhum hatchback.
Station Wagons / Carrinhas
Consideradas versões mais familiares, as SW possuem uma capacidade de bagagem muito grande, e geralmente vêm de fábrica equipadas com bagageiros no teto.
Curiosamente este tipo de carroçaria é a que tem o maior número de designações, oficiais ou não. Por exemplo, dependendo do fabricante, temos designações tão variadas como Weekend, Avant, Break, Touring, Station Wagon, Variant, Estate, Kombi (sem relação direta com a Kombi), etc.
Pick-Ups
Picapes podem também ser modelos não relacionados com carros de passeio - existem as grandes, quase do tamanho de caminhões, como a Ford F-250, médias como a S10, e as derivadas de pequenos caminhões (que embora possuam caçamba de madeira e não sejam exatamente automóveis, também são conhecidas como picapes).
Popularmente esta é a última das categorias aqui apresentadas a integrar uma linha de automóveis derivada de um modelo hatchback.
Furgões
Picapes derivadas de modelos de passeio muitas vezes dão origem a um tipo especial de utilitário, o furgão. Caracterizado por um amplo espaço fechado para cargas onde originalmente ficaria a caçamba, estes veículos são facilmente reconhecíveis como automóveis puramente utilitários, sem o apelo esportivo/aventureiro de uma picape ou o apelo familiar de uma SW.Um exemplo bem popular é o Fiat Fiorino.
Ainda dentro da categoria furgão podemos talvez incluir veículos como o Fiat Doblò e Citroën Berlingo. Embora não sejam exatamente veículos de carga (os fabricantes os denominam multivans), tais veículos estão mais para furgões de passageiros do que para vans/minivans propriamente ditas.
Conversíveis / Descapotáveis
Conversíveis ou descapotáveis são popularmente todos os carros sem capota rígida, embora historicamente o termo se aplique somente aos veículos de teto removível/retrátil que possuem as estruturas das janelas laterais, fazendo com que o o veículo fechado seja "convertido" em sua versão tradicional. Um bom exemplo é o Peugeot 206 CC.Podemos dividir esta categoria em algumas outras, conforme suas características:
Cabriolets
Targas
Terminologia cunhada pela Porsche, os targas são veículos onde apenas a parte do teto acima dos passageiros é removível, deixando as janelas laterais e traseiras no lugar. Versões populares incluem o Porsche 911 Targa, embora carros de outras marcas também possuam esta configuração.Roadsters e Spiders
Os roadsters genuínos são carros esportivos de dois lugares, santantônio e pára-brisas removível. Porém o termo cada vez mais se torna um mero atributo de marketing, designando virtualmente qualquer conversível com apelo um pouco mais esportivo.Os spiders são automóveis semelhantes aos roadsters, porém com mais lugares (quatro ou 2+2).
Coupés
Exemplos clássicos são os Porsches 356 e 911 (modelos que na verdade possuem configuração 2+2, ou seja, 2 lugares na frente e dois lugares mais apertados atrás).
[editar] Vans / Carrinhas
Exemplos bons são a Mercedes-Benz Sprinter (van grande), Fiat Ducato (van média), Volkswagen Kombi e Kia Besta (vans menores)
Furgões
Assim como as picapes, as vans também dão origem à furgões, destinadas exclusivamente ao transporte de cargas. No caso das vans, entretanto, o formato externo do veículo permanece basicamente o mesmo, diferente apenas nos vidros laterais, que são eliminados completamente (ou algumas vezes apenas pintados na cor do veículo).Veículos fora de estrada / Todo-o-terreno
São veículos feitos para serem resistentes à interpéries e estradas/terrenos ruins, com 4x4 e motores potentes. Como exemplo podemos citar os carros da fábrica nacional Troller (recentemente adqüirida pela Ford). São muito apreciados por sua resistência e habilidade de enfrentar terrenos ruins e acidentados, e são figuras fáceis em rallyes e competições off-road.
Utilitários esportivos
São carros grandes, sofisticados e muitas vezes bem caros. Possuem bom desempenho fora-de-estrada, além de motores potentes e diversos itens de luxo. A Chevrolet Blazer e o Porsche Cayenne são exemplos bem conhecidos.
Minivans
Bons exemplos são a Renault Scénic, o Mercedes-Benz Classe A (que está para as minivans assim como um hatch está para uma SW) a Chevrolet Zafira e o Citroën Picasso (este último parte da linha Xsara).
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